PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP

Qualis CAPES B1  - DOI: http://dx.doi.org.10.18468/pracs.

For translate this journal to the English language, clik in the flag English on the right

 

A revista PRACS tem como vocação as Humanidades e os valores da interdisciplinaridade, porém sem esquecer de enxergar o mundo de onde estão seus pés: onde a Amazônia se encontra com a América Latina e o Caribe.

A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP (ISSN 1984-4352) tem por objetivo a divulgação da produção científica regional, nacional e internacional na área de Humanidades diante dos seus debates interdisciplinares e plurais, com atenção especial às discussões do âmbito das Ciências Sociais, Geografia, História, Ecologia Política, Metodologia e Teoria das Ciências Humanas e Ensino de Ciências. Está aberta, portanto, para colaborações do Brasil e do exterior. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e pareceristas (avaliação double blind). As contribuições de artigos são recebidas em fluxo contínuo. Está indexada em diversas bases de dados nacionais e internacionais. A PRACS recebe artigos de pesquisadores contemplando os diferentes acúmulos de experiência, desde doutores, doutorandos e mestrandos, incluindo discentes de graduação e especialização - estes últimos preferencialmente em coautoria com seus orientadores. A revista PRACS valoriza a publicação de artigos originais de pesquisas, bem como ensaios teóricos e revisões de literatura; outrossim, publica também resenhas como forma de divulgação de obras e entrevistas com pesquisadores e lideranças comunitárias ou sociais.

CHAMADA PERMANENTE PARA CADASTRO DE NOVOS PARECERISTAS

A PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP convida pesquisadores, do Brasil e do exterior, que tenham interesse e disponibilidade para compor seu conselho científico na qualidade de pareceristas. 

Doutores e doutorandos, vinculados ou não a instituições de ensino ou pesquisa, podem preencher o formulário de inscrição no site da Revista (https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/registere aguardar o contato do Comitê Editorial do periódico.

O objetivo da chamada é ampliar o conselho científico de pareceristas da revista PRACS em todas as áreas das Ciências Humanas e Filosofia.

A atuação do parecerista consiste em avaliar artigos originais, ensaios teóricos, revisões de literatura, resenhas e entrevistas, dentro das áreas temáticas que escolherem previamente no formulário de inscrição.

O parecer consiste na leitura crítica dos textos enviados, apontando eventuais problemas, lacunas e recomendações para aperfeiçoamento dos textos. Por fim, o parecerista deve fazer uma recomendação sobre o artigo, que pode ser a aprovação para publicação, a recomendação pela não-publicação ou pela publicação após realização de adequações.

Os pareceristas receberão uma certificação para cada um dos pareceres realizados.

A revista PRACS foi fundada em 2008 e tem por objetivo a publicação de pesquisas sobre os diversos temas das Ciências Humanas e Filosofia, bem como de ciências exatas e naturais em suas interfaces com as Ciências Humanas. A revista PRACS recebe textos em fluxo contínuo e é publicada quadrimestralmente.

Ao fazer o cadastro, não se esqueça de que é muito importante o preenchimento das áreas de interesse para avaliação.

Acesse o formulário de cadastro no link: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/user/register.


Imagem para capa da revista

PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP está indexada em:

Zur Startseite: Elektronische Zeitschriftenbibliothek

 alt=

Journals for Free

La Criée : périodiques en ligne

Sumários.org

.

.

 

Notícias

 

Convocatória para Dossiê: Antropologias Hoje

 

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS HOJE

Marcus Cardoso (PPGEF/UNIFAP)

CIbelle Canto (UNB)

Raysa Nascimento (UFPE) 

Recebimento de artigos até a data de 30 de setembro de 2021.

Este dossiê convida pesquisadoras a compartilhar suas reflexões teóricas e experiências pessoais fundamentadas em pesquisas etnográficas, dentro dos temas: estudos decoloniais, maternidade e academia, ativismos, antropologia fora da academia, morte e COVID-19, feminicídio, patrimônio imaterial, racismo religioso, gênero e sexualidade e pesquisas que explorem os processos de construção e reconstrução da disciplina.

O texto completo da chamada pode ser acessado no link: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/120.


 
Publicado: 2021-01-25 Mais...
 

Convocatória para Dossier: METODOLOGÍA DE LAS CIENCIAS SOCIALES: FUNDAMENTOS EPISTÉMICOS E INNOVACIONES METODOLÓGICAS

 


METODOLOGÍA DE LAS CIENCIAS SOCIALES: FUNDAMENTOS EPISTÉMICOS E INNOVACIONES METODOLÓGICAS 
 

Organizadores

Juan Ignacio Piovani -  Universidad Nacional de La Plata (UNLP - Argentina)

Nora Rut Krawczyk - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil)

Carlos Gallegos Elías – Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM - Brasil)

David Junior de Souza Silva - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - Brasil)



Fecha limite para presentación de artículos: 30 de maio de 2021. 

La metodología es un campo disciplinario que opera entre el máximo rigor, que garantiza la objetividad y la exactitud de los conocimientos producidos, y la creatividad, que permite inventar nuevas estrategias para obtener datos y superar los obstáculos imprevistos e imprevisibles de la investigación de campo. Este dossier tiene como objetivo reunir las reflexiones sobre las metodologías de las ciencias sociales, las epistemologías clásicas y contemporáneas, los diseños de investigación innovadores y las tradicionales y nuevas técnicas de recopilación de datos, en la investigación de los diferentes campos de las humanidads

Texto completo de la convocatória en: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/119.

 

 
Publicado: 2021-01-22 Mais...
 

Convocatória para Dossiê: Metodologia das Ciências Sociais - Fundamentos Epistêmicos e Inovações Metodológicas

 


METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: FUNDAMENTOS EPISTÊMICOS E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS  

Organizadores

Juan Ignacio Piovani -  Universidad Nacional de La Plata (UNLP - Argentina)

Nora Rut Krawczyk - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - Brasil)

Carlos Gallegos Elías – Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM - México)

David Junior de Souza Silva - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP - Brasil)


Recebimento de Artigos até 30 de maio de 2021

A metodologia é um campo disciplinar que opera entre o máximo rigor, que garante a objetividade e a precisão do conhecimento produzido, e a criatividade, que possibilita a invenção de novas estratégias de obtenção de dados e superação dos obstáculos imprevistos e imprevisíveis da pesquisa de campo. Este dossiê visa reunir reflexões sobre metodologias das ciências sociais, epistemologias clássicas e contemporâneas, desenhos de pesquisa inovadores e técnicas de coleta de dados, em pesquisas de diferentes campos da investigação social.

Texto completo da Chamada em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/117




 
Publicado: 2021-01-12 Mais...
 

Convocatória para Dossiê: Fronteira, Cultura e Políticas Públicas na Amazônia

 

Organizadoras: Carmentilla das Chagas Martins (UNIFAP) e Kátia Cilene do Couto (UFAM)

Recebimento de artigos até 30 de outubro de 2021.

No cumprimento de sua função epistêmica, a fronteira passa a permear todo pensamento das ciências humanas. A fronteira se converte em uma metáfora que funciona para pôr em relevo intersecções, relações, disjunções, servindo sua imaginação para evidenciar travessias, trânsitos, rupturas, continuidades, circulações. Em relação a esses deslocamentos de significado este dossiê traz como proposta tomar a fronteira como ponto de partida para discutir processos, contextos, eventos, fenômenos vivenciados pelas populações amazônicas. A perspectiva adotada se refere a elaboração de políticas públicas que considerem romper com visões que exotizam ou homogeneizam as diferenças culturais, aqui tomadas como condição dos modos de ser, pensar e viver nas múltiplas realidades da Amazônia.

TEXTO COMPLETO DA CHAMADA: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/116 

 

 
Publicado: 2020-12-05 Mais...
 

Convocatória para Dossiê: Laicidade, intolerância religiosa e paganismo

 

Organizadores: Francisca Verônica Cavalcante (UFPI) e Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Recebimento de textos até: 31 de agosto de 2021

        Este dossiê tem por objetivo reunir pesquisas que discutam processos de laicidade, intolerância religiosa e o fenômeno do paganismo na América Latina e no Brasil onde o campo religioso é formado por uma diversidade religiosa e espiritual cuja dinâmica de aumento ou diminuição de adeptos nas diversas religiões e novas formas de vivenciar a espiritualidade traz à tona um/a interlocutor/a contemporâneo/a que apresenta experiências de práticas e rituais marcadas por sociabilidade e individualismo religioso e, nos servem para pensar as relações de poder estabelecidas entre Estado, religiões e novas formas de vivenciar a espiritualidade. Sabe-se que o fenômeno da laicidade apresenta intrínseca relação com as características históricas e culturais de cada nação onde esse processo se dá imprimindo maneiras de ser, agir, sentir e pensar em seus diferentes contextos.

Texto completo da convocatória: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/announcement/view/115.

 

 
Publicado: 2020-12-05 Mais...
 
Outras notícias...

v. 13, n. 4 (2020): Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais

Sumário

Capa e sumário - Vol. 13, N. 4 (2020)
 
01-06

Editorial

Editorial - Vol. 13, N. 4 (2020)
 
07-09

Dossiê: Ensino de Ciências Jurídicas

Cora Hisae Monteiro da Silva Hagino, Rodolfo Liberato de Noronha, Tiago de García Nunes, Bruno de Oliveira Rodrigues
11-14
Bianca Figueira Santos, Giowana Cambrone Araújo
15-34
Thiago Opolski
35-44
Nathalya Royer
45-67
Evelym Pipas Morgado, Luiza Alves Chaves, Rafael Ven Erven Ludolf
69-88
Lílian Regina Furtado Braga
89-101
Geraldo Miranda Pinto Neto, Marília Freitas Lima
103-116
Mara Magda Soares, Bruno de Oliveira Rodrigues
117-132
Carlos Renan Moreira Bretas
133-151
Bruno de Oliveira Rodrigues, Tiago de García Nunes
153-163
Cora Hisae Hagino
165-179

Estudos Amazônicos

Alexandre Luiz Rauber, Manuel Eduardo Ferreira
181-200
Mailson Lima Nazaré, Raiane Pompeu Gomes, Assunção José Pureza Amaral
201-212
Leone de Araújo Rocha, Marcus Cardoso
213-227
Alex de Lima Santos, Alex Lorran Silva Santos
229-243

Pesquisa em Teoria das Ciências Humanas

Cesar Leonardo Van Kan Saad
245-267
Lorran Lima
269-280
Henrique Leão Coelho, Wesley Fernando Rodrigues de Sousa
281-305
Amaro Xavier Braga JR
307-315

Artigos

Maria da Vitoria Costa e Silva, Tatiana de Oliveira Sousa, Sandra Franklin Rocha Viana
317-329
Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Cláudia Maria Arantes de Assis Saar, Roberta Scheibe
331-343
Mariane Freiesleben, Alex Pizzio da Silva, Waldecy Rodrigues
345-358
Daniel Chaves de Brito
359-374
Lucas Braga da Silva
375-388
Alexandre António Timbane, Juvani dos Santos Dorea
389-404
Fernando Diehl
405-426
Marco Aurélio da Conceição Correa, Elaine Sotero
427-440
Wilson Bento Figueiredo Filho
441-461

Fórum: Debates e Ensaios

Mauricio Mogilka
463-474

Entrevistas

David Junior de Souza Silva, Emilly Patricia Dos Santos Barbosa
475-480
David Junior de Souza Silva, Kássia Cristina Neves de Oliveira
481-488

Resenhas de Livros, Teses e Dissertações

William Lima Duarte Oliveira, David Junior de Souza Silva
489-494
Bruno Mira
495-499