AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EJA:

O CENÁRIO DAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DA EJA/ENSINO MÉDIO NO AMAPÁ

Autores

Palavras-chave:

Políticas curriculares, Diretrizes curriculares, Educação de Jovens e Adultos, Ensino médio

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida no curso de mestrado em Educação na linha de Políticas Educacionais. O estudo teve como tema central a análise das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (DCN/EJA) e buscou investigar suas tendências e implicações na organização curricular da EJA/Ensino Médio no Estado do Amapá de 2000 a 2025, discutindo a operacionalidade das diretrizes, em articulação com as políticas para a educação dos jovens e adultos trabalhadores. O objetivo foi responder à questão central: Quais tendências e orientações estiveram presentes nas DCN/EJA e suas implicações na organização curricular da EJA/Ensino Médio no Estado do Amapá a partir de 2000? Os resultados indicam que no Estado do Amapá, apesar do acesso à EJA/Ensino Médio tenha sido mantido como direito do estudante trabalhador amapaense, em 25 anos a modalidade segue sendo marginalizada pelas políticas Estaduais, configurada pela ausência de diretrizes curriculares próprias pautadas nas especificidades da EJA amapaense.

Biografia do Autor

Ivanilda Lamaral Furtado, SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO AMAPÁ

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP) Linha de Políticas Educacionais; Especialista em Linguagens e Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Atual e Graduação em Licenciatura em Plena em Letras Português e Letras Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Amapá. Email: iva.lamaral45@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-1991-8817. Link do lattes: lattes.cnpq.br/1113649809948566.

Valéria Silva de Moraes Novais, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora do Colegiado de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá. Professora permanente nos Programas de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá e da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Gestão (GEPPEG/UEAP). Email: valeria.novais@ueap.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3549-6213.

Downloads

Publicado

2026-02-02