Edições anteriores

  • Revista PRACS
    v. 17 n. 2 (2024)

    publicação em andamento

  • Revista PRACS
    v. 17 n. 1 (2024)

    publicação em andamento

  • Revista PRACS
    v. 16 n. 4 (2023)

    Publicação em andamento

  • DOSSIÊ: FRONTEIRA, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS NA AMAZÔNIA
    v. 16 n. 3 (2023)

    O dossiê Fronteira, Cultura e Políticas Públicas na Amazônia, presente na atual edição da Revista PRACS, busca trazer reflexões sobre o sentido, etapas e limites do conhecimento acerca das experiências de vida social em alguns lugares da Amazônia brasileira. As discussões apresentadas nos diversos artigos do dossiê são importantes para a região, pois a diversidade de abordagens teóricas e metodológicas realiza uma tessitura entre temas que, devidamente refletidos, contribuem para a superação das visões exóticas ou das que homogeneízam as diferenças culturais presentes na região. Por diferenças culturais se pretende pôr em evidência os modos de ser, pensar e viver entre as múltiplas realidades da Amazônia

  • Revista PRACS
    v. 16 n. 2 (2023)

    publicaçao em andamento

  • Dossiê: Epistemologias Feministas
    v. 16 n. 1 (2023)

    No debate feminista sobre epistemologia, importantes conceitos foram elaborados ou
    ressignificados para denunciar, simultaneamente, as práticas de exclusão e os sujeitos excluídos pela epistemologia estabelecida. Este foi o caso dos conceitos de androcentrismo, conhecimento
    situado e interseccionalidade, para que se forneçam três exemplos de termos utilizados por
    autoras deste dossiê.

  • Ensino de Ciências Jurídicas: transversalidades epistêmicas e convergências contextuais
    v. 13 n. 4 (2020)

    O presente Dossiê é um esforço interdisciplinar para pensar as interseções entre o campo da educação e das ciências sociais, com peculiar interesse nas disposições estratégicas do ensino em ciências sociais aplicadas e nas interfaces do ensino jurídico. Os estudos nas áreas da educação e das ciências sociais não têm se debruçado sobre o ensino jurídico e as obras deste tema tem sido protagonizadas, em sua maioria, pelos atores do próprio campo do direito, a partir das disposições, regras e habitus do universo do Direito. O presente Dossiê debate os processos e os impactos do ensino na produção da racionalidade científica e jurídica e analisa os processos de circularidade positivista que aparta as “ciências jurídicas” das “ciências sociais”.