CONVOCATÓRIA PARA DOSSIÊ - ANTROPOLOGIAS DA PERDA: INTERPELAÇÕES E INTERDIÇÕES DA MORTE E DO MORRER

2026-01-13

                                                                            CONVOCATÓRIA PARA DOSSIÊ

                                      ANTROPOLOGIAS DA PERDA: INTERPELAÇÕES E INTERDIÇÕES DA MORTE E DO MORRER

Elisa Rodrigues - Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mónica Franch - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mediada por uma gramática social que regula o sofrimento e estabelece hierarquias, as experiências de perdas constituem um campo plural sobre as formas pelas quais diferentes sociedades lidam com a morte, os seus mortos e o morrer. A perda, em suas múltiplas dimensões, é atravessada e situada por marcadores sociais, culturais e simbólicos, que revelam os limites coletivos que autorizam determinadas experiências como passíveis de dor, luto e outras emoções, fazendo das interdições e interpelações dispositivos de poder que moldam os modos da lembrança e do esquecimento. Nessa direção, este dossiê acolherá pesquisas que se voltam para as perdas em diferentes camadas da vida vivida. Tratará, também, de temas relativos às práticas sociais em torno dos mortos, às formas de luto e memória, às materialidades da perda em instituições como cemitérios, hospitais e necrotérios, às violências em torno do morrer e de seu não reconhecimento, bem como às interdições, silenciamentos e disputas de sentido que marcam a experiência da finitude, das emoções, do luto e das práticas-rituais em torno deste acontecimento. O dossiê também se abre às investigações que exploram os modos de narrar, resistir, reinvidicar e ritualizar a perda, além das reconfigurações da perda em tempos de pandemia, violência urbana, midiatização, espetacularização e banalização das mortes. Serão bem-vindas pesquisas que transitem nas diferentes construções socioantropológicas dedicadas às visualidades, urbanidades, à saúde, ao corpo, às políticas públicas, ao Estado, entre outros.

Palavras-chaves: Antropologia da Perda; Antropologia da Morte; Antropologia da Saúde; Antropologia das Emoções; Antropologia do Luto.

Prazo para envio dos artigos: até 15 de abril de 2026, por meio do link https://periodicos.unifap.br/pracs/about/submissions