ATUALIZANDO MARX, DURKHEIM E WEBER:

Uma reflexão feminista sobre a divisão sexual e racial do trabalho

Autores

Palavras-chave:

Divisão sexual do trabalho, Divisão racial do trabalho, Interseccionalidade de gênero e raça, Mulher negra, Sociologia Clássica

Resumo

Embora representem a maioria da população brasileira, as mulheres negras enfrentam exclusão social decorrente do racismo e do sexismo. Nestes termos, esta comunicação analisa a inserção da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro a partir de uma perspectiva interseccional, destacando como a divisão social do trabalho – enquanto fato social – perpetua um ciclo de exclusão e invisibilidade. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender a divisão sexual e racial do trabalho e seus impactos na vida das mulheres negras, apontando, ao final, possíveis avanços nesse cenário discriminatório. O percurso metodológico adotado inclui uma revisão bibliográfica fundamentada em obras de teóricos clássicos e contemporâneos, dentre eles Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber, Abdias do Nascimento, Kimberlé Crenshaw e Lélia Gonzalez, complementada por uma análise sucinta de dados secundários obtidos por meio de instituições de pesquisa. Essa abordagem permite uma reflexão sobre a marginalização e as injustiças sociais enfrentadas por essas mulheres e denuncia a urgente necessidade de elaboração políticas públicas, que garantam condições equitativas de crescimento profissional e remuneração as mulheres negras brasileiras.

Biografia do Autor

Richelle Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFMA); Bacharel em Direito (Facimp – Wyden). E-mail: richelle.araujo@discente.ufma.br. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Maynara Costa , Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH/CCIM) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2026-01-21