LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA
FORMAÇÃO REFLEXIVA PARA OS/AS PROFESSORES/AS DE COMUNIDADES INDÍGENAS
Mots-clés :
Letramento Teatral, Língua Inglesa, Formação de Professores, Educação Linguística.Résumé
A língua, por sua característica fluída e elástica, permite um diálogo profícuo com áreas outras da ciência, imbricando-as com seus saberes linguísticos e promovendo assim uma Educação Linguística. Assim, observa-se que este diálogo pode ser um possível ponto de partida para privilegiar a formação de professores que os auxiliem a atingirem seu desenvolvimento linguístico. Diante de um cenário como este, que permite o estabelecimento de um diálogo com o Teatro do Oprimido e o Teatro Pobre em seu fazer artesanal da arte dramática, tanto na forma de produção, quanto na performance, algo que lembra a arte do kitsch, como um teatro naïve que se sustente pelo próprio ato teatral, apenas o texto, atores e o corpo. Neste contexto, neste texto apresento um relato de experiência a partir de um convite da Funai para alinhar a possibilidade de replicar a metodologia de Letramento Teatral em inglês e ministrar uma capacitação para os professores da Escola Evangélica Bilíngue Lourenço Buckman, no distrito de Taunay no município de Aquidauana - MS, a qual possui alunos indígenas da etnia Terena do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Portanto, o ensino de língua inglesa suleado por uma perspectiva dramática descarta tudo o que não tem sentido de metodologias outras voltadas a um ensino fragmentado de línguas, ou seja, ao cruzarmos os letramentos críticos com o teatro em uma aplicação prática estamos com isso desenvolvendo uma educação linguística crítica e deixando o ensino de línguas em sala de aula mais lúdico. Desse cruzamento nasce um novo fazer pedagógico o Letramento Teatral Crítico que tem o objetivo de romper com o standard linguístico, suleando uma decolonização no ensino da língua inglesa.
Références
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