“REVIDE!”

O rap em uma proposta de protótipo de ensino para os letramentos crítico e de reexistência nas aulas de língua portuguesa

Autores

Palavras-chave:

educação linguística crítica; materiais didáticos autorais; gênero rap.

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de trabalho com os letramentos críticos e de reexistência a partir da letra de canção e do videoclipe AmarElo, do rapper Emicida, na formação inicial com professoras/es de língua materna. Compreendemos que, em um mundo que abriga pluralidade de saberes e diversidade de práticas linguísticas decorrentes das constantes transformações sociais, é necessária uma formação inicial e continuada com docentes de línguas para a produção de materiais didáticos autorais e adaptáveis aos seus contextos educacionais. Por isso, desenvolvemos um protótipo de ensino como uma tentativa de trazer para sala de aula conhecimentos e culturas, muitas vezes, negados e silenciados nesse espaço, porém significativos para muitas/os estudantes. Para tanto, desenvolvemos um percurso teórico sobre: a) os letramentos críticos (Jordão, 2016; Takaki, 2012; Gomes, 2022, Janks, 2018) e a educação linguística crítica (Monte Mór, 2023; Freire, 2023); b) os letramentos de reexistência (Souza, 2011, 2020), o letramento racial crítico (Ferreira, 2022b) e a noção de autorrecuperação (bell hooks, 2017; 2019). Na sequência, expomos o funcionamento dos protótipos de ensino (Rojo, 2013; 2017), material elaborado e sintetizado neste estudo. Com a proposta elaborada, verificamos que houve uma tentativa de promover uma educação linguística mais questionadora e representativa das identidades de nossas/os discentes, buscando oportunizar discussões críticas, reflexivas e respeitosas em sala de aula.

Biografia do Autor

Caroline Kretzmann, PUCPR/UFPR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2023 e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPELIN) dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8516320220190087. Participa também do grupo de pesquisa Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia/Ciclo II: Problematizando o Decolonial, sediado na USP e coordenado pela Professora Doutora Ana Paula Duboc e pelo Professor Doutor Daniel Ferraz. Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Produção de Textos no Ensino Fundamental II e Médio. Atualmente é professora assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde atua com a formação inicial de docentes de língua portuguesa e inglesa.

Karina Pacheco, PUCPR/UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística (GPELIN) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8516320220190087 e do grupo de pesquisa Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia/Ciclo II: Problematizando o Decolonial, sediado na USP e coordenado pela Professora Doutora Ana Paula Duboc e pelo Professor Doutor Daniel Ferraz. Atua como docente do curso de Letras Português - Inglês da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Referências

AMARELO - É tudo pra ontem. 2020. Direção: Fred Ouro Preto. São Paulo: Netflix; Laboratório Fantasma, 2020. Streaming. 89 min.

AMARELO. Intérprete: Emicida, Majur e Pabllo Vitar. Letra: Emicida. Música: Felipe Vassão e Dj Duh. Sample: "Sujeito de Sorte" de Belchior. Gravadora: Laboratório Fantasma. Direção Geral: Evandro Fióti. Emicida, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PTDgP3BDPIU. Acesso em: 16 dez. 2023.

BEATO-CANATO, A. P. M. et al. Voices from the Aboriginals: uma resposta do sul a favor de sulear a educação linguística. Íkala [online], v. 27, n. 3, 2022, p. 744-762. ISSN 0123-3432. Disponível em: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n3a09. Acesso em: 16 dez. 2023.

BRAHIM, A. C. S. de M.; JORDÃO, C. Educação linguística crítica ou educação linguística decolonial? Uma ópera (Sério-Bufa) em 5 atos. In: HIBARINO, D. A. et al. (Org.). Tempos para (re)existir e decolonizar na Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola; Cultura Inglesa, 2013, p. 211-226.

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

KRETZMANN, Caroline; PACHECO DOS SANTOS VANDER BROOCK, Karina. “REVIDE!”: O rap em uma proposta de protótipo de ensino para os letramentos crítico e de reexistência nas aulas de língua portuguesa. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 30–53, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/55. Acesso em: 1 abr. 2025.

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