“REVIDE!”
O rap em uma proposta de protótipo de ensino para os letramentos crítico e de reexistência nas aulas de língua portuguesa
Palavras-chave:
educação linguística crítica; materiais didáticos autorais; gênero rap.Resumo
Esta pesquisa apresenta uma proposta de trabalho com os letramentos críticos e de reexistência a partir da letra de canção e do videoclipe AmarElo, do rapper Emicida, na formação inicial com professoras/es de língua materna. Compreendemos que, em um mundo que abriga pluralidade de saberes e diversidade de práticas linguísticas decorrentes das constantes transformações sociais, é necessária uma formação inicial e continuada com docentes de línguas para a produção de materiais didáticos autorais e adaptáveis aos seus contextos educacionais. Por isso, desenvolvemos um protótipo de ensino como uma tentativa de trazer para sala de aula conhecimentos e culturas, muitas vezes, negados e silenciados nesse espaço, porém significativos para muitas/os estudantes. Para tanto, desenvolvemos um percurso teórico sobre: a) os letramentos críticos (Jordão, 2016; Takaki, 2012; Gomes, 2022, Janks, 2018) e a educação linguística crítica (Monte Mór, 2023; Freire, 2023); b) os letramentos de reexistência (Souza, 2011, 2020), o letramento racial crítico (Ferreira, 2022b) e a noção de autorrecuperação (bell hooks, 2017; 2019). Na sequência, expomos o funcionamento dos protótipos de ensino (Rojo, 2013; 2017), material elaborado e sintetizado neste estudo. Com a proposta elaborada, verificamos que houve uma tentativa de promover uma educação linguística mais questionadora e representativa das identidades de nossas/os discentes, buscando oportunizar discussões críticas, reflexivas e respeitosas em sala de aula.
Referências
AMARELO - É tudo pra ontem. 2020. Direção: Fred Ouro Preto. São Paulo: Netflix; Laboratório Fantasma, 2020. Streaming. 89 min.
AMARELO. Intérprete: Emicida, Majur e Pabllo Vitar. Letra: Emicida. Música: Felipe Vassão e Dj Duh. Sample: "Sujeito de Sorte" de Belchior. Gravadora: Laboratório Fantasma. Direção Geral: Evandro Fióti. Emicida, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PTDgP3BDPIU. Acesso em: 16 dez. 2023.
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CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola; Cultura Inglesa, 2013, p. 211-226.

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