Sobre a Revista

ISSN: 2238-8060

Qualis CAPES 2017-2020 - A3 (Linguística/Literatura)

Índice de Citações dos artigos: Google Acadêmico

A Revista Letras Escreve (ISSN 2238-8060) é um periódico semestral vinculado aos Cursos de Letras Português Francês e Português Inglês e ao Programa de Pós-graduação em Letras da Unifap, com avaliação de pares. Tem como missão divulgar produções científicas de pesquisadores/as de universidades do Brasil e do exterior e, consequentemente, fomentar o debate acadêmico nas áreas  de Letras, Linguística, Linguística Aplicada e Literatura.

Foco e Escopo

A Letras Escreve busca estabelecer um fórum de discussão acerca da Linguagem em suas distintas abrangências teóricas, metodológicas e aplicadas, consequentemente, divulgar produção científica de pesquisas originais e inéditas nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada e Literatura.

A revista recebe colaborações de pesquisadores oriundos de Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Os procedimentos de apreciação e de análise de tais colaborações são realizados em formato de "Duplo Cego" (Double blind peer review) pelo Conselho Editorial e pelos pareceristas, garantindo-se o anonimato dos autores e dos pareceristas.

As colaborações à revista podem ser submetidas em formato de artigo, ensaio e resenha, sejam em dossiês temáticos (com prazos estabelecidos pela revista), sejam em seções livres (fluxo contínuo).

Políticas Editoriais

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação do LOCKSS. 

Preservação Digital - os artigos publicados na Letras Escreve estão em processamento de preservação digital por meio da Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital), órgão vinculado ao IBICT/MCTI. 

Direitos Autorais

A Letras Escreve adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es). Em caso de republicação parcial ou total do conteúdo inicialmente publicado, pedimos aos autores que mencionem a publicação original no periódico

Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material. Atribuição - deve-se atribuir o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Sem taxas de submissão de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes à submissão de artigos (No submission charges). Sem taxas de processamento de artigos - Não são cobradas taxas dos autores referentes ao processamento de artigo (No article processing charges). A revista adota a política do copyleft, isto é, após a publicação é livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados.

Prevenção de Plágio e Integridade

Assim como outros periódicos a Letras Escreve adota ações de valorização e integridade acadêmica e dos artigos publicados, e consente as diretrizes do Code of Conduc and Best Practice Guidelines for Journal Editors Committee on Publication Ethics . O conteúdo dos artigos científicos será avaliado para identificar qualquer tipo de plágio, dupla submissão e possível fraude na pesquisa. Em seguida, os editores e o conselho editorial decidem se o manuscrito será enviado para revisão por pares, quando os pareceristas também farão suas próprias avaliações.

A Revista   publica apenas trabalhos com a garantia, por parte dos respectivos autores, da originalidade de seus trabalhos, por meio de citações adequadas, indicação de fontes com detalhamento correto, conforme as normas, consulta preliminar a software antiplágio e apresentação de relatório antiplágio.

As suposições de plágio são:

a) apresentar trabalhos de outros como seu;

b) adotar palavras ou ideias de outros sem a devida citação;

c) não usar aspas em uma citação literal;

d) usar paráfrase de uma fonte sem mencioná-la;

e) usar paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes:

a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio;

b) publicação duplicada;

c) conflitos de autoria.

Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que apresentem, já no ato da submissão, uma declaração confirmando a originalidade do trabalho e a ausência de qualquer forma de plágio.

Além disso, solicitamos a inclusão de relatório de um programa de detecção de plágio, que comprove a verificação prévia realizada pelo(s) autor(es) antes da submissão.

Recomenda-se a utilização de softwares reconhecidos no meio acadêmico, como Turnitin, Copyscape, Copyspider, Plagscan, entre outros.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação de textos submetidos à revista Letras Escreve ocorrerá em formato "Duplo Cego" (Double blind peer review), resguardando sigilo de autoria e de avaliadores. Esta envolverá duas fases, sendo a primeira avaliação pelo Conselho Editorial e a segunda por pareceristas ad hoc. No processo de avaliação por pares, de acordo com a especificidade do tema, os conselheiros assumem o papel de pareceristas com poder de veto na decisão editorial.
Os originais submetidos à revista passam por apreciação de dois conselheiros, amparados por formulário próprio da revista num processo de avaliação double blind peer review, indicando 1 entre os três pareceres:
1 – Rejeitar (desfavorável à publicação)
2- Favorável (artigo aceito para publicação)
3 – Parcialmente favorável (aceitar para publicação desde que as correções indicadas sejam feitas)
Caso haja dois pareceres negativos, o artigo é recusado. Caso um parecer seja negativo e outro positivo, o artigo é encaminhado para um terceiro parecerista.

O processo de submissão até a publicação leva em torno de 6 meses.

Periodicidade

Atualmente,  a revista publica três números anualmente, constituídos de dossiê temático e volume atemático, compostos por artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências. 

Valor de Publicação

A Letras Escreve não cobra do(a)s autore(a)s nenhuma taxa ou contribuição financeira pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto que venha a ser publicado.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração através do Manifesto de Publicação do LOCKSS. 

Preservação Digital - os artigos publicados na Letras Escreve estão em processamento de preservação digital por meio da Rede Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital), órgão vinculado ao IBICT/MCTI. 

Ética de publicação e boas práticas

A Letras Escreve segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes: para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês ou sua tradução para o português.

Histórico da revista

A Letras Escreve foi fundada nas dependências do Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá no ano de 2011. No triênio 2010-2012 (QUALIS CAPES) foi avaliada com Qualis B5, na área de Linguísitica e Literatura. No quadriênio 2013-2016, B2. Atualmente, a revista está avaliada como A3 e etá vinculada também ao Programa de Pós-graduação em Letras da Unifap.