Edições anteriores

  • Dossiê: Tradição e Ruptura: Resistência e Resíduo
    v. 14 n. 1 (2024)

    Imagem de capa: Título: Juramento de Canudos -  Autor: Descartes Gadelha

  • Dossiê: Formação docente e educação linguística crítica, ampliada, cidadã e decolonial - contribuições da Linguística Aplicada Crítica
    v. 14 n. 3 (2024)

    Organizadores do dossiê: Profa. Ma. Caroline Kretzmann (PUCPR-UFPR), Profa. Ma. Karina Pacheco dos Santos Vander Broock(PUCPR-UFPR) e Prof. Dr. Rosivaldo Gomes(UNIFAP –Campus Marco Zero)

    Diagramação da Capa: Bruno Oliveira Soares

    Ilustração da imagem da Capa: Luca Veiga Balbueno

  • Dossiê Variação linguística na Amazônia brasileira
    v. 10 n. 1 (2020)

    A Revista Letras Escreve, neste dossiê, apresenta resultados de estudos e pesquisas muitos interessantes que se debruçaram sobre a variação linguística nas varieda-des do português brasileiro faladas na região Amazônica, com ênfase nas perspectivas se-mântico-lexical e fonético-fonológica. Vale ressaltar que é cada vez maior o volume de trabalhos pelo Brasil que discute a temática variacionista, de orientação geossociolinguística, o que se verifica, principalmente, pelo volume de publicações na área. Sem dúvida que esse aumento ocorreu após a publicação do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB, em 2014, haja vista esse atlas apresentar um amplo conjunto de dados orais cartografados e que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas, a partir de vários fenômenos variacionistas que ocorrem no português brasileiro.

  • Dossiê: Estudos Clássicos
    v. 10 n. 2 (2020)

    No intuito de melhor adaptar tais epígrafes ao contexto presente, talvez ainda uma terceira lhes caísse bem, a título de corolário e complemento às anteriores: a famosa divisa medieval uerba volant, scripta manent (“palavras esvoaçam, escritos permanecem”). Seja pelo viés de Heródoto, re-percutindo uma sentença de Heráclito, seja pelo bem apanhado gracejo de Plauto ao polarizar o ver (oculatus) e o ouvir (auritus), o que está em causa aqui, naturalmente, é o sentido de publicar, como forma de fixar e documentar, para os olhos dos leitores, uma súmula de informações críticas e reflexões: aquilo que se põe por escrito aspira à permanência, como forma de registro de um estágio do pensamento sobre dada matéria – não por ouvir dizer, domínio da doxa, mas por ver, ler...e refletir.
    É, por isso, uma subida alegria apresentar ao público leitor o resultado da chamada à publi-cação, lançada para este número especial da Revista Letras Escreve, periódico da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), sediada em Macapá. O que se faz aqui não também sem uma ponta de devido orgulho, tendo em vista que o presente número temático é o primeiro de um par de volumes voltados ao mesmo tema, tamanha e tão volumosa foi a resposta de cola-boradores especialistas que atenderam à chamada, submetendo textos pertinentes e instigantes, aptos a participar do debate acadêmico e, com isso, contribuir com a disseminação do conheci-mento da grande área dos Estudos Clássicos, em uma região do país que ainda carece de materiais bastantes destinados à discussão qualificada da referida área.

  • Número atemático- Literatura
    v. 10 n. 3 (2020)

    Neste Volume 10, nº 3 (2020) da Revista Letras Escreve, leitores e pesquisadores terão contato com artigos que exploram uma diversidade de temas, metodologias e objetos de estudo compreendidos no campo da teoria literária. Desde a literatura comparada até o estudo de poesia, passando por estudos a respeito da memória, identidade e intertextualidade, esse volume contempla um panorama rico e representativo das possibilidades plurais de pesquisa em voga nos estudos literários contemporâneos.
    Para que tivéssemos esse volume da revista materializado de fato, diversas dificuldades estruturais precisaram ser superadas. Os efeitos da longa pandemia de COVID-19, bem como o apagão que assolou o Amapá em novembro de 2020 foram alguns dos ocorridos cujos desdobramentos prejudicaram enormemente o cronograma desse trabalho. Contudo, acreditamos que a espera valeu a pena, sobretudo diante de tantos artigos de alto nível aqui apresentados. Esperamos que essas pesquisas possam ser proveitosas e úteis para os leitores da Revista Letras Escreve.