EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO LETRAMENTO NEOCOLONIAL CRÍTICO:

pensando o mundo contemporâneo e a hegemonia estadunidense

Autores

  • Raphael Barreto Vaz UFPR

Palavras-chave:

educação linguística; letramentos; decolonialidade; neocolonialismo.

Resumo

Os conceitos de eurocentrismo e colonialidade são vastamente disseminados nos estudos decololoniais e nos estudos dos letramentos. Apesar da validade de tais conceitos críticos, eles podem se mostrar insuficientes para o entendimento do mundo conemporâneo. A fim de pensar uma educação linguística crítica para nossos dias, o conceito de letramento neocolonial crítico pode ser uma ferramenta para construir entendimentos atualizados a partir de um viés anti-hegemônico que busque pensar o papel do imperialismo estadunidense e como a língua inglesa se manisfesta como um de seus alicerces de domínio e exploração.

Referências

ALBUQUERQUE, M. L. V. DE; HAUS, C. Decolonialidade e inglês como língua franca: diálogos com professores brasileiros. Cadernos do IL, n. 61, p. 181–208, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103202. Acesso em: 9 ago. 2024.

BEVINS, V. The Jakarta Method: Washington’s Anticommunist Crusade and the Mass Murder Program that Shaped Our World. New York: Hachette UK, 2020.

BONILLA, J. M. H. Em 95% dos artigos científicos, inglês cria ‘ditadura da língua’. Apenas 1% está em português e espanhol. El País Brasil, 28. jul. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-07-28/em-95-dos-artigos-cientificos-ingles-cria-ditadura-da-lingua-apenas-1-esta-em-portugues-e-espanhol.html. Acesso em: 30 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 3 jan. 2022.

CASARA, R. Contra a miséria neoliberal. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2021.

CHARPENTIER, A. The U.S. Has Been At War 222 Out of 239 Years. 2017. Disponível em: https://freakonometrics.hypotheses.org/50473. Acesso em: 27 jan. 2022.

Downloads

Publicado

28-02-2025

Como Citar

BARRETO VAZ, Raphael. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO LETRAMENTO NEOCOLONIAL CRÍTICO:: pensando o mundo contemporâneo e a hegemonia estadunidense. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 258–278, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/19. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.