ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE KAREN BACHINI E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO MERCADO DE COSMÉTICOS
Palavras-chave:
inclusão racial; decolonialidade; análise do discurso crítica; formação de professores.Resumo
Neste estudo, buscamos investigar as práticas de insurgência racial no mercado de cosméticos, tomando como base o discurso de Karen Bachini em seu vídeo “Carta aberta para a Mari Saad e Mascavo". No contexto atual, onde discussões sobre racismo estrutural e representatividade são cada vez mais centrais, a exclusão de pessoas pretas, especialmente de pele retinta, em produtos de beleza revela uma problemática social e cultural significativa. Ao refletir sobre essa exclusão, propomos expandir a análise para a formação de professores, considerando como a invisibilização de grupos racializados pode ser uma prática recorrente em diversas esferas, inclusive na educação. Para a fundamentação teórica, recorremos às discussões sobre representações sociais de Moscovici (1979) e aos Estudos Críticos do Discurso, com ênfase na Análise do Discurso Crítica da vertente britânica (Fairclough, 1989, 1995, 1997, 2003), especialmente no que diz respeito aos três tipos de significados: acional, representacional e identificacional. Como resultado, o estudo visa contribuir para o debate sobre inclusão racial e propor reflexões sobre como o campo educacional pode adotar uma postura crítica e decolonial em relação às suas práticas, de modo a formar professores comprometidos com uma educação verdadeiramente plural e inclusiva.
Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador. São Paulo: Parábola, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
CARBONIERI, D. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 121-142.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. New York: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, N. L. Language, ideology and power. In: FAIRCLOUGH, N. L. Critical discourse analysis: the critical study of language. Edinburg: Pearson, 1995. pp. 21-84.
FAIRCLOUGH, N. L. Discurso, mudança e hegemonia. In: PEDRO, E. R. (Org.). Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Editorial Caminho,1997. p. 77-103.
FAIRCLOUGH, N. L. Analyzing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KLEIMAN, A. B. Projetos de Letramento na Educação Infantil. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/898
MOITA LOPES, L. P da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Revista Delta, v. 1, n. 2, 1994.
MOSCOVICI, S. La representación social: un concepto perdido. El Psicoanálisis, su imagen y su público, v. 2, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Letras Escreve

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
