ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE KAREN BACHINI E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO MERCADO DE COSMÉTICOS

Autores

  • Eloiny Ptra Brasil Lazamé da Nóbrega Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Henan dos Santos Nery Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palavras-chave:

inclusão racial; decolonialidade; análise do discurso crítica; formação de professores.

Resumo

Neste estudo, buscamos investigar as práticas de insurgência racial no mercado de cosméticos, tomando como base o discurso de Karen Bachini em seu vídeo “Carta aberta para a Mari Saad e Mascavo". No contexto atual, onde discussões sobre racismo estrutural e representatividade são cada vez mais centrais, a exclusão de pessoas pretas, especialmente de pele retinta, em produtos de beleza revela uma problemática social e cultural significativa. Ao refletir sobre essa exclusão, propomos expandir a análise para a formação de professores, considerando como a invisibilização de grupos racializados pode ser uma prática recorrente em diversas esferas, inclusive na educação. Para a fundamentação teórica, recorremos às discussões sobre representações sociais de Moscovici (1979) e aos Estudos Críticos do Discurso, com ênfase na Análise do Discurso Crítica da vertente britânica (Fairclough, 1989, 1995, 1997, 2003), especialmente no que diz respeito aos três tipos de significados: acional, representacional e identificacional. Como resultado, o estudo visa contribuir para o debate sobre inclusão racial e propor reflexões sobre como o campo educacional pode adotar uma postura crítica e decolonial em relação às suas práticas, de modo a formar professores comprometidos com uma educação verdadeiramente plural e inclusiva.

 

Biografia do Autor

Eloiny Ptra Brasil Lazamé da Nóbrega, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá. Bolsista pela agência de fomento da Capes (2024). Especialista em Educação inclusiva com ênfase em diversidade e inovação (2024). Integra o grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (2023 - presente), onde desenvolve sua pesquisa de mestrado, que tem como foco o letramento crítico-decolonial. Graduada em letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal do Amapá (2023). 

Henan dos Santos Nery , Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq). 

Referências

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Publicado

16-11-2025

Como Citar

NÓBREGA, Eloiny; NERY, Henan. ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE KAREN BACHINI E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO MERCADO DE COSMÉTICOS. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 13–24, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/1096. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

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