POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA
A COLONIALIDADE DO PODER, SER E SABER COMO EMPECILHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Mots-clés :
Linguística Aplicada Crítica; colonialidade do poder, ser e saber; pedagogia decolonial; formação de professores⁄as.Résumé
Resumo
Este estudo teórico-reflexivo, desenvolvido sob perspectiva da Linguística Aplicada Crítica (LAC), analisa como as colonialidades do poder, ser e saber se configuram como empecilhos estruturais na formação docente. Utilizando a metodologia qualitativa e revisão bibliográfica, a pesquisa investigou: Como a LAC pode impactar a formação de professores de línguas (gem)? De que modo a pedagogia decolonial influencia a formação crítica docente? Para tanto, fundamentou-se teoricamente em Pennycook (2001), Moita Lopes (2006) e nos estudos decoloniais do Grupo Latino-Americano Modernidade⁄ Colonialidade, desde Quijano (2005), Mignolo (2004, 2008), Walsh (2005, 2009), Maldonado-Torres (2007, 2018). Como resultado, evidencia-se que a LAC oferece uma perspectiva crítico-reflexiva que transcende análises técnicas e linguísticas, enquanto a pedagogia decolonial se apresenta como projeto político-filosófico capaz de desvelar mecanismos coloniais na formação docente, permitindo o reconhecimento de diversidades epistêmicas e a ressignificação das práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Linguística Aplicada Crítica, Colonialidade do poder, ser e saber, Pedagogia decolonial, Formação de professores⁄as.
Références
BALLESTRIN, Luciana. O giro decolonial e a América Latina. Revista Brasileira de Ciência Política, n.11, p.89-116, 2013.
CAVALCANTI, M. C. (Org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 23-50.
DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
DE SOUSA SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica, 2019.
DO BONFIM, Marco Antonio Lima. Por uma linguística aplicada antirracista, descolonial e militante: Racismo e branquitude e seus efeitos sociais. Língu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 157-178, 2021.
DE AQUINO MARTINS, Suellen Thomaz; SOUZA, Núbia Enedina. O PAPEL DAS EMOÇÕES E DA LINGUISTICA APLICADA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS. In: International Congress of Critical Applied Linguistics. 2015. p. 21.
GOMES, Rosivaldo. Por uma educação linguística crítica, cidadã e decolonial na formação com professores/as e no ensino de Língua Portuguesa. Revista da Anpoll, v. 56, p. e1975-e1975, 2025.
GROSFOGUEL, Ramón. Hay que tomarse en serio el pensamiento crítico de los colonizados en toda su complejidad. Entrevista a Luis Martínez Andrade. Metapolítica, Puebla, año 17, n.83, p.38-47, octubre-diciembre 2013.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade." São Paulo: WMF Martins Fontes (2013).
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MALDONADO-TORRES,Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico, v.2, 2018.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola, 2006.
MALDONADO-TORRES, Nelson.“Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto”, em CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
MIGNOLO, Walter (2003a) “Os esplendores e misérias da ‘ciência’: Colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistêmica”, in Boaventura de Sousa Santos (org.), Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revista do Porto: Edições Afrontamento.
MIGNOLO, Walter. Capitalismo y geopolítica del conociemento. Modernidades coloniales, p.227-255, 2004.
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF- Dossiê: Literatura, língua e identidade.n34, pp.287-324, 2008.
MUNIZ, Kassandra. Ainda sobre a possibilidade de uma linguística" crítica": performatividade, política e identificação racial no Brasil. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 3, p. 767-786, 2016.
MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Editora CRV, 2016.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, n. 01, p. 15-40, 2010.
OLIVEIRA, H. F. Esculpindo a profissão professor: experiências, emoções e cognição na construção das identidades docentes de licenciados em Letras. 302 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
PENNYCOOK, A. A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associetes, 2001.
PENNYCOOK, Alastair. Linguística Aplicada Crítica: uma introdução crítica. Trad. Rosana Baptista. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PENNYCOOK, Alastair. Critical and alternative directions in applied linguistics. Australian review of applied linguistics, v. 33, n. 2, p. 16.1-16.16, 2010.
PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bristol, Buffalo, Toronto: Multilingual Matters,2012.
PENNYCOOK, Alastair. The Right to Language: Towards a Situated Ethics of Language Possibilities. Language Sciences, v. 20, n. 1, p. 73-87, 1998.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, E. (org.). A colonialidade do saber: etnocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.
QUIJANO, A. La modernidad, el capital y América Latina nacieron en el mismo día. Entrevista de Nora velarde. ILLA, Revista del Centro de Educación y Cultura, n.10, pp.42-57, 1991.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Sâo Paulo: Parábola Editorial. ISBN 85- 88456-13-3. Pp.144, 2003.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica. Línguas & Letras, v. 8, n. 14, p. 13-20, 2007.
SANTOS, B. de S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologias de saberes, Revista Crítica de Ciências Sociais, v.78, p.3-7, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. In: Epistemologias do sul. 2010. p. 637-637.
SILVA, R. A.C: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL: Dissertação (Mestrado em Educação)- UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, 2023.
SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e Crítica na formação de Professores/as de Línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas-SP: Pontes, 2017.
WALSH, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Peru: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.
WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.
WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.
WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: In-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V.M .Educação intercultural na América Latina: Entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009, p.12-42.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. In: Walsh, Catherine (Org.). Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Tomo. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013. p..13-54
WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder: un pensamiento crítico emergente en América Latina. 2.ed. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.
WALSH, Catherine; OLIVEIRA, L. F; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.26, n.83, 2018.
XAVIER, Adelmo de Souza. POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ETNICAMENTE SENSÍVEL: PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS EM TURMAS DE AFRO-BRASILEIROS.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Letras Escreve 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
