POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA

A COLONIALIDADE DO PODER, SER E SABER COMO EMPECILHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Wazeyi Tando Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Linguística Aplicada Crítica; colonialidade do poder, ser e saber; pedagogia decolonial; formação de professores⁄as.

Abstract

Abstract

This theoretical-reflective study, developed from the perspective of Critical Applied Linguistics (CAL), analyzes how the colonialities of power, being, and knowledge are configured as structural obstacles in teacher training. Using qualitative methodology and bibliographic review, the research investigated: How can CAL impact the training of language teachers? How does decolonial pedagogy influence critical teacher training? To this end, it was theoretically grounded in Pennycook (2001), Moita Lopes (2006), and in the decolonial studies of the Latin American Modernity/Coloniality Group, from Quijano (2005), Mignolo (2004, 2008), Walsh (2005, 2009), and Maldonado-Torres (2007, 2018). As a result, it becomes evident that Critical Applied Linguistics (CAL) offers a critical-reflective perspective that transcends technical and linguistic analyses, while decolonial pedagogy presents itself as a political-philosophical project capable of unveiling colonial mechanisms in teacher training, allowing for the recognition of epistemic diversities and the re-signification of pedagogical practices.

Key words: Critical Applied Linguistics, Coloniality of power, being and knowing, Decolonial pedagogy, Teacher training.

References

BALLESTRIN, Luciana. O giro decolonial e a América Latina. Revista Brasileira de Ciência Política, n.11, p.89-116, 2013.

CAVALCANTI, M. C. (Org.). Lingüística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998, p. 23-50.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

DE SOUSA SANTOS, Boaventura. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica, 2019.

DO BONFIM, Marco Antonio Lima. Por uma linguística aplicada antirracista, descolonial e militante: Racismo e branquitude e seus efeitos sociais. Língu@ Nostr@, v. 9, n. 1, p. 157-178, 2021.

DE AQUINO MARTINS, Suellen Thomaz; SOUZA, Núbia Enedina. O PAPEL DAS EMOÇÕES E DA LINGUISTICA APLICADA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS. In: International Congress of Critical Applied Linguistics. 2015. p. 21.

GOMES, Rosivaldo. Por uma educação linguística crítica, cidadã e decolonial na formação com professores/as e no ensino de Língua Portuguesa. Revista da Anpoll, v. 56, p. e1975-e1975, 2025.

GROSFOGUEL, Ramón. Hay que tomarse en serio el pensamiento crítico de los colonizados en toda su complejidad. Entrevista a Luis Martínez Andrade. Metapolítica, Puebla, año 17, n.83, p.38-47, octubre-diciembre 2013.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro, Cobogó, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade." São Paulo: WMF Martins Fontes (2013).

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MALDONADO-TORRES,Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico, v.2, 2018.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, SP: Parábola, 2006.

MALDONADO-TORRES, Nelson.“Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto”, em CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

MIGNOLO, Walter (2003a) “Os esplendores e misérias da ‘ciência’: Colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistêmica”, in Boaventura de Sousa Santos (org.), Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revista do Porto: Edições Afrontamento.

MIGNOLO, Walter. Capitalismo y geopolítica del conociemento. Modernidades coloniales, p.227-255, 2004.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF- Dossiê: Literatura, língua e identidade.n34, pp.287-324, 2008.

MUNIZ, Kassandra. Ainda sobre a possibilidade de uma linguística" crítica": performatividade, política e identificação racial no Brasil. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 32, n. 3, p. 767-786, 2016.

MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Editora CRV, 2016.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, n. 01, p. 15-40, 2010.

OLIVEIRA, H. F. Esculpindo a profissão professor: experiências, emoções e cognição na construção das identidades docentes de licenciados em Letras. 302 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.

PENNYCOOK, A. A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associetes, 2001.

PENNYCOOK, Alastair. Linguística Aplicada Crítica: uma introdução crítica. Trad. Rosana Baptista. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PENNYCOOK, Alastair. Critical and alternative directions in applied linguistics. Australian review of applied linguistics, v. 33, n. 2, p. 16.1-16.16, 2010.

PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bristol, Buffalo, Toronto: Multilingual Matters,2012.

PENNYCOOK, Alastair. The Right to Language: Towards a Situated Ethics of Language Possibilities. Language Sciences, v. 20, n. 1, p. 73-87, 1998.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, E. (org.). A colonialidade do saber: etnocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.

QUIJANO, A. La modernidad, el capital y América Latina nacieron en el mismo día. Entrevista de Nora velarde. ILLA, Revista del Centro de Educación y Cultura, n.10, pp.42-57, 1991.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Sâo Paulo: Parábola Editorial. ISBN 85- 88456-13-3. Pp.144, 2003.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica. Línguas & Letras, v. 8, n. 14, p. 13-20, 2007.

SANTOS, B. de S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologias de saberes, Revista Crítica de Ciências Sociais, v.78, p.3-7, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. In: Epistemologias do sul. 2010. p. 637-637.

SILVA, R. A.C: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL: Dissertação (Mestrado em Educação)- UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, 2023.

SILVESTRE, V. P. V. Colaboração e Crítica na formação de Professores/as de Línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas-SP: Pontes, 2017.

WALSH, Catherine. La educación Intercultural en la Educación. Peru: Ministerio de Educación. (documento de trabalho), 2001.

WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: In-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V.M .Educação intercultural na América Latina: Entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009, p.12-42.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. In: Walsh, Catherine (Org.). Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Tomo. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013. p..13-54

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder: un pensamiento crítico emergente en América Latina. 2.ed. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2017.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, L. F; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v.26, n.83, 2018.

XAVIER, Adelmo de Souza. POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ETNICAMENTE SENSÍVEL: PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS EM TURMAS DE AFRO-BRASILEIROS.

Published

2025-11-16

How to Cite

TANDO, Wazeyi. POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA: A COLONIALIDADE DO PODER, SER E SABER COMO EMPECILHOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 122–126, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/1246. Acesso em: 19 nov. 2025.

Issue

Section

Seção de Linguística Aplicada

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.