CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA UEAP

Autores

  • José Marlon Girron Oliveira Goes Secretaria da Educação do Estado do Amapá
  • Michelle Araujo de Oliveira Universidade de Estado do Amapá
  • Romário Duarte Sanches Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palavras-chave:

linguística aplicada; formação de professores; PIBID

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para formação inicial dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), tendo como pressuposto teórico Moita-Lopes (2013) e Bohn (2013), além de contribuições acerca da Linguística Aplicada e Formação de Professores de Kleiman (2001), Pimenta e Lima (2004) e Stanzani (2012). A metodologia é de caráter qualitativo, a qual foi empregada análise documental e pesquisa de campo realizada de forma virtual por meio de aplicação de formulários aos bolsistas do PIBID (2018-2020). Os colaboradores são todos jovens com idade entre 21 e 36 anos, estudantes do curso de Letras da UEAP. Os resultados comprovam a forma como o PIBID impactou na vida acadêmica destes alunos através do contato antecipado com o ambiente escolar, contribuindo para a construção do perfil profissional do acadêmico em formação, para a valorização da profissão discente através do incentivo da iniciação à docência, além de também aproximar a universidade da comunidade, exercendo seu papel social.

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Publicado

16-11-2025

Como Citar

GIRRON OLIVEIRA GOES , José Marlon; ARAUJO DE OLIVEIRA, Michelle; DUARTE SANCHES, Romário. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA UEAP. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 99–121, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/762. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

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