CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA UEAP
Palavras-chave:
linguística aplicada; formação de professores; PIBIDResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para formação inicial dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), tendo como pressuposto teórico Moita-Lopes (2013) e Bohn (2013), além de contribuições acerca da Linguística Aplicada e Formação de Professores de Kleiman (2001), Pimenta e Lima (2004) e Stanzani (2012). A metodologia é de caráter qualitativo, a qual foi empregada análise documental e pesquisa de campo realizada de forma virtual por meio de aplicação de formulários aos bolsistas do PIBID (2018-2020). Os colaboradores são todos jovens com idade entre 21 e 36 anos, estudantes do curso de Letras da UEAP. Os resultados comprovam a forma como o PIBID impactou na vida acadêmica destes alunos através do contato antecipado com o ambiente escolar, contribuindo para a construção do perfil profissional do acadêmico em formação, para a valorização da profissão discente através do incentivo da iniciação à docência, além de também aproximar a universidade da comunidade, exercendo seu papel social.
Referências
BOHN, H. I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 82-83.
BRASIL. Portaria normativa Nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 26 de Março de 2021.
BRASIL. Lei n° 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11273.htm. Acesso em: 26 de março de 2021.
CHAGAS, K. D. S. Os impactos do PIBID na formação docente do curso de educação física da Universidade Federal do Amapá. Monografia (Graduação). Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, 2019.
KLEIMAN, A. B. Formação do professor: retrospectivas e perspectivas na pesquisa. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001, p. 13-35.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação.Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez, p. 4-27, 2011. Tradução de Maria Carmem Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes.
MELO, A. S. T. Linguística aplicada e formação de professores: entendendo o tornar-se professor. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, v. 6, n. 2, p. 61-72, 2014.
MOITA-LOPES, L. P. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 15-38.
OLIVEIRA, H. F. A bagagem do PIBID para a formação inicial docente e construção da identidade profissional. In: SILVA, K. A.; FARIA, H. J. R. (Orgs.) A formação de Professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Mercado de Letras, 2020, p. 21-51.
OLIVEIRA, M. A. de. Práticas de ensino de língua portuguesa na formação docente inicial: a alteridade na constituição dos sujeitos participantes do PIBID/UEAP. 2024. 174 p. Tese (doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2024.
PASSOS; C. M. B. PIBID e formação docente: construindo possibilidades. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais do XVII ENDIPE. Fortaleza-CE. Editora EdUECE, 2014. p. 807-838.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, O. S. F. Olhares e vozes sobre a formação docente de professores de língua portuguesa: contribuições do PIBID. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2015, p. 7223- 7240.
SILVA, S. B. B. da S. Os parâmetros curriculares nacionais e a formação do professor: quais as contribuições possíveis? In: KLEIMAN, A. B. (Org.) A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001, p. 95-113.
SILVEIRA, H. E. Prefácio. In: SILVA, K. A., ROQUE-FARIA, H. J. (Orgs.). A formação de professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p. 9-13.
SORTE, P. B. Pela ocupação de diferentes espaços na sociedade; o projeto “english everywhere” no âmbito do PIBID-INGLÊS da UFS. In: SILVA, K. A., ROQUE-FARIA, H. J. (Orgs.) A formação de professores de Línguas e o PIBID. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p. 365-381.
SOUZA, A. S. O Ensino-aprendizado da Língua Inglesa: a importância e os entraves para a autonomia discente no contexto escolar. In: LEAL, D. D. da C. et al. (Orgs.). Práxis Educativa: reflexões sobre a docência na educação básica. São Leopoldo: Oikos, 2015. p. 209-220.
STANZANI, E. L. O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ. Projeto político-pedagógico do curso de Licenciatura em Letras. Macapá-AP, Universidade do Estado do Amapá, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Letras Escreve

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
