TRABALHO PRESCRITO POR DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO EIXO PRODUÇÃO TEXTUAL

Autores

Palavras-chave:

Trabalho prescrito. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Produção textual. Documentos oficiais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar prescrições oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amapaense (RCA) quanto ao trabalho do professor de Língua Portuguesa - que atua no Ensino Fundamental/Anos Finais - no tocante ao uso de Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de produção textual. O estudo sustentou-se no campo teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2008) e nos estudos sobre trabalho docente (Bronckart, 2006; Machado, 2007). A pesquisa configurou-se como qualitativainterpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada, sendo do tipo pesquisa documental (Gil, 2008). A metodologia de análise baseou-se na interpretação do agir (Bulea, 2010) e o corpus foi organizado a partir de Segmentos de Tratamento Temáticos de excertos dos dois documentos orientadores. Os resultados mostram que as prescrições da BNCC e do RCA em relação ao trabalho prescrito para o professor configuram-se de forma vaga, assumem a ideia de obrigatoriedade no fazer do professor para a construção das práticas de produção textual, tornando o professor um agente que deve seguir à risca as orientações do documento não tendo outra alternativa mesmo que a sua realidade educacional não seja compatível com os usos tecnológicos.

Biografia do Autor

Henan dos Santos Nery , Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Formado em Letras - Português e Francês na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Sou bolsista pela agência de fomento CAPES desenvolvendo pesquisas nos campo da Linguística Aplicada com ênfase no ensino de Língua Portuguesa no uso das novas tecnologias da informação (TDIC) voltadas ao ensino-aprendizagem na educação pública. Tenho também desenvolvido pesquisas na área do Português como língua adicional/estrangeira (PLA/PLE) na UNIFAP no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) a nível de Mestrado.  Participo dos grupos de pesquisa intitulados: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada - NEPLA e Núcleo Amapaense de Pesquisas em Línguas e Literaturas Estrangeiras (NAPLLE).

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto IV na área de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá, docente do Curso de Letras Português presencial e EAD e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino.

Referências

AMAPÁ. Referencial Curricular Amapaense. Secretaria Estadual de Educação. Macapá: SEED. 2020. Disponível em: https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/EDUCA%C3%A7%C3%A3O_e85463d6c41a4c6727bd9958fddfaf71.pdf. AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, p. 35-53, 2004.

ARAÚJO, J. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.

BARROS, E. M. D. de. O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 741-769, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de A. R. Machado. Campinas: Mercado de Letras, 2006. BRONCKART, J.-P. O agir nos discursos. Das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008. BRONCKART, J.-P.; MACHADO, A. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, p. 131-160, 2005.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

CICUREL, F. As interações no ensino de línguas: agir professoral e práticas de sala de aula. Tradução de Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues, Antônio Felipe Aragão dos Santos. Fortaleza: Parole, 2020.

COSCARELLI, C. V. (org.). Tecnologias para aprender. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Artmed, 2006.

DODÓ, W.; LEURQUIN, E. As perspectivas teóricas sobre a produção escrita. Editora Científica Digital, 2023. p. 1727-1746.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas S.A., 2008.

GOMES, R. Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP: das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.1, 2021. p. 114-138. Disponível em: https://revistas.uece.br/ index.php/linguagememfoco/article/view/5182.

GOMES, R. G.; Leurquin, E. V. L. F. Saberes Docentes e o Agir Professoral de um Professor-Residente na Construção de Materiais Didáticos no Programa Residência Pedagógica. PERcursos Linguísticos, 11 (27), pp. 132–148. DOI: 10.47456/ pl.v. 11i27.33867, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ percursos/article/view/33867. Acesso em: 21 fev. 2023.

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

DOS SANTOS NERY , Henan; GOMES, Rosivaldo. TRABALHO PRESCRITO POR DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO EIXO PRODUÇÃO TEXTUAL. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 19–38, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/258. Acesso em: 14 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.