O USO DA FERRAMENTA FORMULÁRIO GOOGLE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUAS ADICIONAIS NAS PERSPECITIVAS DOS MULTILETRAMENTOS E DA DECOLONIALIDADE

Autores

  • Guilherme Sachs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Kelly Cristinna Frigo Nakayama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Palavras-chave:

ensino de Língua; colonialismo; questões de gênero; recursos didáticos.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o uso da ferramenta Formulário Google na produção de materiais didáticos em línguas adicionais, com foco na língua espanhola, na perspectiva dos multiletramentos e da decolonialidade. Apresentamos uma breve reflexão sobre o conceito de materiais didáticos (Coracini, 1999), a inserção de tecnologias na educação (Freire, 1995) e a necessidade urgente da decolonialidade do saber (Walsh, 2017). Para isso, destacamos dois projetos realizados no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Telêmaco Borba: um projeto de formação continuada para professores/as de línguas intitulado “Formulário Google como Ferramenta Pedagógica para a Produção de Materiais Didáticos em Línguas” (FG) e outro intitulado “Multiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR-Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagens” (MAE-IFPR), cujas atividades foram atreladas ao primeiro. Apresentamos exemplos de atividades sobre gênero e trabalho, desenvolvidas pelo autor e pela autora deste artigo, seguindo uma proposta que considera a Pedagogia dos Multiletramentos e a Decolonialidade, com o objetivo de promover a reflexão, a criticidade e a ruptura de estereótipos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Referências

BARBOSA, Jacqueline. RIBEIRO, Victor Schlude. Multiletramento. Tecnologias, letramentos, ensino. TECLE - Tecnologia Letramentos Ensino, 2020. Disponível em: https://www2.iel.unicamp.br/tecle/encyclopedia/multiletramentos/. Acesso em: 07 nov. 2022.

CORACINI, M.J. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: Língua Materna e Língua Estrangeira. Campinas: Pontes, 1999.

COSTA, Alan Ricardo; BEVILÁQUA, André Firpo; FIALHO, Vanessa Ribas. A atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre as tecnologias: letramentos digitais e críticos. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-16, 2020.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacies. Cambridge University Press, 2012.

MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. Educação linguística intercultural e decolonial em espanhol: propostas interseccionais. Polifonia, v. 27, n. 46, p. 116-134, 2020.

Downloads

Publicado

28-02-2025

Como Citar

SACHS, Guilherme; FRIGO NAKAYAMA, Kelly Cristinna. O USO DA FERRAMENTA FORMULÁRIO GOOGLE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LÍNGUAS ADICIONAIS NAS PERSPECITIVAS DOS MULTILETRAMENTOS E DA DECOLONIALIDADE. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 76–95, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/467. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.