EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:
reflexões acerca do currículo e o ensino de língua materna antirracista
Palavras-chave:
ensino; decolonialidade; pertencimento.Resumo
A prática da educação antirracista representa os modos de como a sociedade apresenta as contribuições culturais, religiosas e sociais das populações, principalmente as consideradas minoritárias. Assim, neste artigo, objetiva-se apresentar reflexões acerca da relação entre o currículo e o ensino de Língua Portuguesa antirracista na Educação Escolar Quilombola, uma vez que o currículo valida saberes diversos e valoriza os aspectos culturais, identitários e políticos da comunidade quilombola. Para isso, selecionamos, do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa qualitativa-interpretativa de cunho bibliográfico e os autores Freire (1987); Mendes (2008); Ribeiro (2017), dentre outros (as). Os resultados apontam para uma maneira de romper com os princípios tradicionais de ensinar, considerando os movimentos culturais, religiosos e sociais dos povos que ocupam o território brasileiro como recursos identitários, legitimação de culturas e uma luta contra os princípios coloniais instalados no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um currículo que atenda às necessidades das comunidades quilombolas.
Referências
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CARNEIRO, S. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

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