EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:

reflexões acerca do currículo e o ensino de língua materna antirracista

Autores

  • Magno Santos Batista UEAP
  • Ivalda Kimberlly Santos Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Palavras-chave:

ensino; decolonialidade; pertencimento.

Resumo

A prática da educação antirracista representa os modos de como a sociedade apresenta as contribuições culturais, religiosas e sociais das populações, principalmente as consideradas minoritárias. Assim, neste artigo,   objetiva-se apresentar reflexões acerca da relação entre o currículo e o ensino de Língua Portuguesa antirracista na Educação Escolar Quilombola, uma vez que o currículo valida saberes diversos e valoriza os aspectos culturais, identitários e políticos da comunidade quilombola. Para isso, selecionamos, do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa qualitativa-interpretativa de cunho bibliográfico e os autores Freire (1987); Mendes (2008); Ribeiro (2017), dentre outros (as). Os resultados apontam para uma maneira de romper com os princípios tradicionais de ensinar, considerando os movimentos culturais, religiosos e sociais dos povos que ocupam o território brasileiro como recursos identitários, legitimação de culturas e uma luta contra os princípios coloniais instalados no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um currículo que atenda às necessidades das comunidades quilombolas. 

Biografia do Autor

Ivalda Kimberlly Santos Portela , UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Graduada em Educação Física - UNEB . Mestranda do programa de pós-graduação em Educação da UFBA. 

Referências

BISPO, Antônio dos Santos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação, 2012

BRASIL. Casa Civil. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso: 25 jul. de 2020a.

BRASIL. Diretrizes Nacionais Operacionais para a garantia da Qualidade das Escolas Quilombolas. Parecer CNE/CEB nº 8, de 10 de dezembro de 2020b. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/18693-educacao-quilombola . Acessado em: 28 set de 2023.

CARNEIRO, S. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

SANTOS BATISTA, Magno; SANTOS PORTELA , Ivalda Kimberlly. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:: reflexões acerca do currículo e o ensino de língua materna antirracista. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 210–222, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/302. Acesso em: 1 abr. 2025.

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