EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:

reflexões acerca do currículo e o ensino de língua materna antirracista

Authors

  • Magno Santos Batista UEAP
  • Ivalda Kimberlly Santos Portela UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Keywords:

ensino; decolonialidade; pertencimento.

Abstract

A prática da educação antirracista representa os modos de como a sociedade apresenta as contribuições culturais, religiosas e sociais das populações, principalmente as consideradas minoritárias. Assim, neste artigo,   objetiva-se apresentar reflexões acerca da relação entre o currículo e o ensino de Língua Portuguesa antirracista na Educação Escolar Quilombola, uma vez que o currículo valida saberes diversos e valoriza os aspectos culturais, identitários e políticos da comunidade quilombola. Para isso, selecionamos, do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa qualitativa-interpretativa de cunho bibliográfico e os autores Freire (1987); Mendes (2008); Ribeiro (2017), dentre outros (as). Os resultados apontam para uma maneira de romper com os princípios tradicionais de ensinar, considerando os movimentos culturais, religiosos e sociais dos povos que ocupam o território brasileiro como recursos identitários, legitimação de culturas e uma luta contra os princípios coloniais instalados no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um currículo que atenda às necessidades das comunidades quilombolas. 

Author Biography

Ivalda Kimberlly Santos Portela , UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

Graduada em Educação Física - UNEB . Mestranda do programa de pós-graduação em Educação da UFBA. 

References

BISPO, Antônio dos Santos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação, 2012

BRASIL. Casa Civil. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso: 25 jul. de 2020a.

BRASIL. Diretrizes Nacionais Operacionais para a garantia da Qualidade das Escolas Quilombolas. Parecer CNE/CEB nº 8, de 10 de dezembro de 2020b. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/18693-educacao-quilombola . Acessado em: 28 set de 2023.

CARNEIRO, S. Escritos de uma vida. São Paulo: Pólen Livros, 2019.

Published

2025-02-28

How to Cite

SANTOS BATISTA, Magno; SANTOS PORTELA , Ivalda Kimberlly. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:: reflexões acerca do currículo e o ensino de língua materna antirracista. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 210–222, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/302. Acesso em: 2 apr. 2025.

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.