LITERATURA SURDA EM ESCRITA DE SINAIS: LEVANTAMENTO DE LIVROS EM SIGNWRITING

Autores

Palavras-chave:

Literatura surda, SignWriting, cultura surda, escrita de sinais, Levantamento

Resumo

Este trabalho analisa a importância da literatura surda registrada em SignWriting (SW), um sistema de escrita para línguas de sinais que possibilita o registro e a preservação da língua e cultura surda. A literatura surda, com ênfase na visualidade, representa um aspecto fundamental da identidade e cultura da comunidade surda. Até a década de 1980, a valorização e o registro de produções literárias em língua de sinais foram dificultados devido à falta de tecnologias adequadas e à marginalização dessas produções pela crítica literária hegemônica. Com o desenvolvimento do SW, tornou-se possível documentar a língua de sinais de maneira fiel, promovendo o acesso à literatura surda e valorizando a língua de sinais no contexto acadêmico e social. A pesquisa utiliza o mapeamento bibliográfico de obras publicadas em SW nos últimos 15 anos, abrangendo livros físicos e digitais, com o objetivo de catalogar e organizar essas produções literárias. O estudo evidencia como o SW contribuiu para que a comunidade surda acessasse o universo literário e registrasse suas próprias histórias e experiências culturais. A análise mostra um aumento significativo nas publicações nos últimos anos, especialmente a partir de 2019, indicando uma fase de maior visibilidade e reconhecimento da literatura surda por meio dos livros. Os principais desafios observados incluem a limitação no acesso ao SW, tanto em termos de leitores proficientes quanto de sua adoção nos currículos escolares, o que restringe o alcance da literatura surda em SW. A pesquisa conclui que a inclusão do SW no ensino básico e a criação de acervos específicos para literatura surda são fundamentais para a preservação e expansão dessa forma de expressão literária, promovendo a representatividade e a diversidade cultural.

Biografia do Autor

Fernando Fernandes, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Linguística pela Universidade de Évora (UÉvora), com pesquisas focadas em morfologia e sociolinguística variacionista da Libras. Atualmente, sou mestrando em Letras pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Possuo formação em Letras Libras (bacharelado e licenciatura) e Licenciatura em Educação Especial pela Faculdade Única (UniUNICA) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Tenho mais de 15 anos de experiência na Comunidade Surda como intérprete e tradutor de Libras-Português, certificado pelo PROLIBRAS (MEC/INES/UFSC).Atualmente, coordeno o Centro de Línguas da UEAP e o Programa de Extensão Égua da Libras, além de atuar como pesquisador colaborador no Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, orientando trabalhos no programa de Doutoramento em Linguística da Universidade de Évora. Também sou Professor Adjunto I no Colegiado de Letras da UEAP.

Beatriz Atayde, Universidade do Estado do Amapá

Graduanda em Licenciatura plena em Letras Portguês-Inglês e suas respectivas literaturas na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Integra os grupos de pesquisa: Estudos Críticos de Literatura Amapaense (ECLA), contribuindo na linha de pesquisa "estudos críticos de literatura amapaense: poesia"; e Literaturas Contemporâneas e Suas Interseções (GPLIC), atuando nas linhas de pesquisa "a escrita de autoria feminina: decolonialidades e subversões" e "estudos literários da comunidade surda".

Judivalda Brasil, Secretária de Educação Macapá AP - SEED/AP

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá (1995), Pós graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa na Educação Fundamental (2016) e mestrado em EM LINGUAGENS E SABERES NA AMAZONIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA - CAMPUS BRAGANÇA (2020). Atualmente é professora do quadro do Governo do Estado do Amapá - SEED- ESCOLA MARIA DE NAZARE VASCONCELOS, tendo atuado anteriormente junto ao - NUCLEO DE DUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL com a formação de professores e desenvolvido projeto de pesquisa de mestrado , com o ensino Fundamental junto a ESCOLA ESTADUAL REINALDO DAMASCENO .Tem experiência no ensino superior na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino , leitura , literatura, literatura, leitura, linguística aplicada e leitura, literatura , recepção literaria. Participa de grupo de pesquisa pela UEAP.

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Publicado

09-11-2024

Como Citar

FERNANDES, Fernando; ATAYDE OLIVEIRA, Beatriz Christine; DA SILVA BRASIL, Judivalda. LITERATURA SURDA EM ESCRITA DE SINAIS: LEVANTAMENTO DE LIVROS EM SIGNWRITING. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–18, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/221. Acesso em: 4 dez. 2024.

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