CONSTRUINDO SENTIDOS EM UMA AULA DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE UM MATERIAL DIDÁTICO AUTÊNTICO CRÍTICO-DECOLONIAL SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA
Palavras-chave:
letramento crítico-decolonial; ensino de inglês; material didático autoral.Resumo
Trabalhar de uma forma crítico-decolonial em sala de aula consiste, dentre outros, em oportunizar condições aos estudantes para que construam, desconstruam e reconstruam o próprio conhecimento a partir de reflexões, trocas de ideias e experiências entre seus pares. Este artigo tem dois objetivos: 1) apresentar a utilização de um material didático autêntico crítico-decolonial com enfoque na questão indígena utilizado em uma aula de língua inglesa em uma turma de segundo ano do ensino médio; 2) analisar como os/as estudantes construíram sentidos ao longo das discussões propostas a partir do referido material didático. Para tanto, a pesquisa foi conduzida à luz das teorias do letramento crítico e da decolonialidade. Em relação ao primeiro objetivo, o artigo expõe como a aula proposta por meio do material didático autêntico cumpre com os requisitos apresentados por Leffa (2019) quanto à sua estrutura: A) análise, B) desenvolvimento, C) implementação e D) avaliação. Quanto ao segundo objetivo, uma vez aplicada a aula a partir do material didático autêntico, o artigo busca apontar como, em sua maioria, os/as estudantes demonstraram um conhecimento e uma postura que pode ser considerada decolonial, uma vez que eles/elas foram capazes de elaborar estratégias discursivas que atribuíram visibilidade aos invisibilizados e apresentaram uma construção discursiva decolonial sobre a relação dos povos originários com a natureza e com a terra.
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