REPERTÓRIO DIDÁTICO, AGIR PROFESSORAL E AGENTIVIDADE:

representações de professoras na planificação de um dispositivo didático para o ensino de língua portuguesa

Autores

Palavras-chave:

repertório didático; agir professoral; ensino de língua portuguesa.

Resumo

Este artigo analisa representações de professoras em formação inicial sobre a planificação que realizam de um dispositivo didático voltado para o ensino de Língua Portuguesa. De forma mais específica, a análise centra-se no discurso de duas professoras participantes do Programa Residência Pedagógica, Núcleo/Subprojeto de Letras-Português/Edição 2018-2020, desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. Os dados analisados são excertos de diários autorreflexivos críticos de práticas de ensino produzidos pelas duas professoras-residentes, nos quais representam, discursivamente, o agir professoral por elas desenvolvido na planificação de atividades de ensino. A partir desses dados, problematiza-se a mobilização de saberes dessas docentes em formação e possíveis implicações agentivas delas em seus discursos. A pesquisa é de caráter qualitativo, interpretativista e situa-se no campo da Linguística Aplicada. A análise dos dados demonstra que a tomada de consciência, no caso pelas professoras-residentes, evidencia que o agir professoral dessas docentes configura-se como um elemento de destaque em seus diários autorreflexivos ao representarem a mobilização dos saberes em seus repertórios didáticos e ao refletem criticamente sobre eles.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto III na área de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá.

Referências

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

GOMES, Rosivaldo. REPERTÓRIO DIDÁTICO, AGIR PROFESSORAL E AGENTIVIDADE: : representações de professoras na planificação de um dispositivo didático para o ensino de língua portuguesa. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 171–198, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/22. Acesso em: 1 abr. 2025.

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