"WHAT MAKES A GOOD TEACHER?":
o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico na escola básica
Palavras-chave:
argumentação;pensamento crítico; língua inglesa; produção de texto.Resumo
Este trabalho relata uma ação intervencionista que visou o desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico de discentes do 9º ano do ensino fundamental, anos finais. O objetivo foi proporcionar o desenvolvimento dos processos argumentativos e do pensamento crítico, a fim de permitir que os estudantes articulassem o que consideravam como qualidades de um bom professor e, concomitantemente, refletissem acerca das experiências educacionais. Para tanto, a pesquisa ancorou-se nos estudos de Liberali (2018), Freire (2001; 2021, 2023), Wells (1999), Larsen-Freeman (2000). O questionamento "What makes a good teacher?" emergiu em contexto de sala de aula, na disciplina de língua inglesa, a partir de recorrentes queixas trazidas pelos discentes em relação à postura de docentes e de suas práticas de ensino. A professora de inglês, ao refletir sobre essa problemática, percebeu que os estudantes não sabiam construir argumentos que justificassem seus posicionamentos. O desenvolvimento de processos argumentativos à construção do pensamento crítico é uma das orientações da BNCC ao 9º ano, assim surgiu a pergunta-problema. Para respondê-la, escolheu-se o gênero textual "Lista" e a metodologia adotada foi a pesquisa-intervenção, em três etapas: a) discussões sobre as percepções dos discentes acerca do “ser professor”; b) revisão das concepções de qualidades de um bom professor; e c) produção de uma lista bilíngue (português-inglês). Conclui-se que a prática reflexiva incentivada pela ação intervencionista contribui com o fomento de práticas argumentativas e do pensamento crítico ao passo que o discente aprende a formular de forma coerente e consistente suas percepções e suas queixas, de modo a emitirem pareceres e opiniões mais alicerçados em fatos, bem como contribuir para as relações professor-aluno, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, respeitoso e crítico.
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