“EU (NÃO) SABIA QUE A ESCRITA PODERIA SER USADA PARA PRATICAR A POLÍTICA E A JUSTIÇA SOCIAL”:
conversas crítico-colaborativas sobre textos literários nas aulas de inglês
Palavras-chave:
decolonialidade; colaboração; educação linguística e literária.Resumo
Neste artigo, objetivamos discutir sobre como as/os aprendizes de inglês avaliam a experiência de leituras colaborativas e interculturais de textos literários em inglês a partir de praxiologias decoloniais. Para sustentar as nossas discussões, recorremos a epistemologias plurais, constituídas por perspectivas críticas, colaborativas e decoloniais de educação linguística e literária. Participaram, deste estudo, cinco alunas e um aluno de uma turma de Inglês do curso de Letras Português-Inglês de uma instituição privada no entorno de Goiânia. A geração dos dados se deu ao longo de sete meses e incluiu a aplicação de questionários, entrevistas e gravações em vídeos das aulas. A materialidade empírica é constituída por trechos de conversas literárias e de uma entrevista final. As percepções das/os aprendizes apontaram que essa experiência favoreceu uma postura crítico-reflexiva por parte das/dos aprendizes e a visão da/o professora/professor como agente que pode contribuir para a justiça social.
Referências
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.
ARAÚJO, Evandro Rosa de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; LAGO, Neuda Alves do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção: um relato de experiência. Leitura, n. 67, p. 99-114, 2020.
ARAÚJO, Evandro Rosa de; TIRABOSCHI, Fernanda Franco; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto Das Letras, v. 8, n. 3, p. 34–53, 2022.
ANSPACH, Sílvia Simone. Ensino de literatura é o mesmo que ensino de língua? Claritas v. 4, n. 4, p. 7-15, 1998.
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira; PESSOA, Rosane Rocha. Linguística aplicada e formação de professores: convergências da atuação crítica. In: PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva Vilarinho Pereira. Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. Goiânia: Editora da UFG, 2011, p. 15-30.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letras Escreve

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.