“EU (NÃO) SABIA QUE A ESCRITA PODERIA SER USADA PARA PRATICAR A POLÍTICA E A JUSTIÇA SOCIAL”:

conversas crítico-colaborativas sobre textos literários nas aulas de inglês

Autores

Palavras-chave:

decolonialidade; colaboração; educação linguística e literária.

Resumo

Neste artigo, objetivamos discutir sobre como as/os aprendizes de inglês avaliam a experiência de leituras colaborativas e interculturais de textos literários em inglês a partir de praxiologias decoloniais. Para sustentar as nossas discussões, recorremos a epistemologias plurais, constituídas por perspectivas críticas, colaborativas e decoloniais de educação linguística e literária. Participaram, deste estudo, cinco alunas e um aluno de uma turma de Inglês do curso de Letras Português-Inglês de uma instituição privada no entorno de Goiânia. A geração dos dados se deu ao longo de sete meses e incluiu a aplicação de questionários, entrevistas e gravações em vídeos das aulas. A materialidade empírica é constituída por trechos de conversas literárias e de uma entrevista final. As percepções das/os aprendizes apontaram que essa experiência favoreceu uma postura crítico-reflexiva por parte das/dos aprendizes e a visão da/o professora/professor como agente que pode contribuir para a justiça social.

Biografia do Autor

Fernanda Franco Tiraboschi, Universidade Estadual de Goiás

Pesquisadora de pós-doutorado com bolsa CAPES/PDE no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Professora de Língua Inglesa e Ensino na Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular de Inglês e de Linguística Aplicada na Universidade Federal de Goiás. Diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil. Pesquisador do CNPq.

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Coordena o Laboratório de Mídias Interativas (LIM) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Anápolis, Goiás, Brasil.

Referências

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ARAÚJO, Evandro Rosa de; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; LAGO, Neuda Alves do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção: um relato de experiência. Leitura, n. 67, p. 99-114, 2020.

ARAÚJO, Evandro Rosa de; TIRABOSCHI, Fernanda Franco; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. Praxiologias nas Aulas de Literaturas de Língua Inglesa: Um Olhar sobre A Tempestade, de Shakespeare, na Perspectiva Decolonial. Porto Das Letras, v. 8, n. 3, p. 34–53, 2022.

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

FRANCO TIRABOSCHI, Fernanda; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de; SABOTA, Barbra. “EU (NÃO) SABIA QUE A ESCRITA PODERIA SER USADA PARA PRATICAR A POLÍTICA E A JUSTIÇA SOCIAL”:: conversas crítico-colaborativas sobre textos literários nas aulas de inglês. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 54–75, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/310. Acesso em: 1 abr. 2025.

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