TRABALHO PRESCRITO POR DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO EIXO PRODUÇÃO TEXTUAL
Mots-clés :
Trabalho prescrito. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Produção textual. Documentos oficiais.Résumé
Este artigo tem como objetivo geral analisar prescrições oferecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amapaense (RCA) quanto ao trabalho do professor de Língua Portuguesa - que atua no Ensino Fundamental/Anos Finais - no tocante ao uso de Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de produção textual. O estudo sustentou-se no campo teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2008) e nos estudos sobre trabalho docente (Bronckart, 2006; Machado, 2007). A pesquisa configurou-se como qualitativainterpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada, sendo do tipo pesquisa documental (Gil, 2008). A metodologia de análise baseou-se na interpretação do agir (Bulea, 2010) e o corpus foi organizado a partir de Segmentos de Tratamento Temáticos de excertos dos dois documentos orientadores. Os resultados mostram que as prescrições da BNCC e do RCA em relação ao trabalho prescrito para o professor configuram-se de forma vaga, assumem a ideia de obrigatoriedade no fazer do professor para a construção das práticas de produção textual, tornando o professor um agente que deve seguir à risca as orientações do documento não tendo outra alternativa mesmo que a sua realidade educacional não seja compatível com os usos tecnológicos.
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