MULTILETRAMENTOS EM METODOLOGIA DE LEITURA POR MEIO DE FERRAMENTA DIGITAL:

a leitura colaborativa plugada

Autores

  • Valquíria Oliveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

multiletramentos; leitura colaborativa plugada; ensino.

Resumo

Na era da informação, as várias práticas sociais digitais, das quais nos apropriamos com tanta naturalidade, destacam o caráter multissemiótico e multimidiático da linguagem contemporânea.  Essas práticas estão presentes nas mais diversas ações da vida, seja para o lazer, para a comunicação, informação e educação.  Faz-se, portanto, necessário estabelecer conexão entre o ambiente de aprendizagem formal, virtual ou físico, e as novas linguagens e configurações de aprendizado dos(as) estudantes. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica de leitura sob a perspectiva dos multiletramentos por meio de formulário on-line voltada para o aprendizado nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. Para ilustrar a referida proposta, apresentamos uma atividade de leitura com a  crônica Grande Edgar, de Luis Fernando Verissimo. O referencial teórico está embasado em Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2009), entre outros estudiosos. Enquanto embasamento metodológico da proposta, os referenciais são a leitura colaborativa, conforme modelo proposto por Kátia Brakling (2012); o projeto de leitura de Razet (2014) e a versão digital da metodologia de leitura paulatina, denominada leitura colaborativa plugada, apresentada por Daniela Santos e Vera Cirino (2021).

Referências

BEVILAQUA, Raquel. Novos estudos do letramento e multiletramentos: divergências e confluências. RevLet: Revista Virtual de Letras, v. 5, p. 99-114, 2013. Disponível em: http://www.revlet.com.br/artigos/175.pdf. Acesso em 20 mar. 2023.

BRAKLING, Kátia Lomba. A leitura da palavra: aprofundando compreensões para aprimorar as ações. Concepções e prática educativa. São Paulo (SP): SEE de SP/CEFAI, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf . Acesso em: 15 maio 2020.

CIRINO, Vera; SANTOS, Daniela. O que é Leitura Colaborativa Plugada? Blog Tecnologias e suas linguagens, São Paulo, 31 de março de 2021. Disponível em: https://tecnologiasesuaslinguagens.blogspot.com/?m=1. Acesso em: 25 maio 2021.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: New literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Londres, v. 4, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242352947. Acesso em 28 ago. 2024.

LANKSHEAR, Colin.; KNOBEL, Michele. New Literacies. New York: Open University Press, 2006.

Downloads

Publicado

28-02-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Valquíria. MULTILETRAMENTOS EM METODOLOGIA DE LEITURA POR MEIO DE FERRAMENTA DIGITAL:: a leitura colaborativa plugada. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 96–117, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/528. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.