O PARADIGMA DA IDENTIDADE NEGRA

A RENATURALIZAÇÃO DO CAPITALISMO NO BRANDING DA MARCA RESERVA

Autores

  • Anderson Germano Coelho Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Linguística Aplicada; identidade negra; capitalismo

Resumo

Ancorado na Linguística Aplicada crítica e interdisciplinar (Moita-Lopes, 2009), este artigo analisa como campanhas de marketing da marca de roupas Reserva mobilizam discursos de inclusão para reforçar lógicas capitalistas de controle e exclusão, especialmente voltadas à identidade negra. O objetivo do estudo é compreender de que modo estratégias de branding, sob a aparência de representatividade e diversidade, reafirmam padrões de normatividade branca. Metodologicamente, parte-se da análise de uma das campanhas da marca contra o preconceito, em 2015 – o que gerou ampla repercussão negativa. Com base em autores como Hall (2006), Haider (2019), Foucault (1979), Han (2017) e Fanon (2008), investiga-se como a identidade negra é construída discursivamente, sujeita a relações de poder e integrada às dinâmicas econômicas contemporâneas. O artigo demonstra que a hipervisibilidade, o culto à diferença e a política identitária, quando apropriados pelo mercado, operam como formas de segmentação, controle social e esvaziamento político. Conclui-se que a inclusão promovida por essas campanhas não rompe com estruturas de opressão, mas as renova, transformando sujeitos em produtos e identidades em mercadorias. Assim, propõe-se uma reflexão crítica sobre as práticas discursivas das marcas, com vistas à construção de uma linguística engajada na transformação social.

Biografia do Autor

Anderson Germano Coelho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2025), na linha de pesquisa Linguagens, Letramentos e Tecnologias. Licenciado em Letras Português pela mesma universidade (2022). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) da Fundação Araucária, com foco na análise de ocorrências verbais em redações Enem. Temas de interesse em pesquisas: Discurso; Enunciação; Gêneros textuais digitais; Tecnologia(s).

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Publicado

16-11-2025

Como Citar

COELHO, Anderson Germano. O PARADIGMA DA IDENTIDADE NEGRA: A RENATURALIZAÇÃO DO CAPITALISMO NO BRANDING DA MARCA RESERVA. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 65–77, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/1121. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

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