ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE KAREN BACHINI E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO MERCADO DE COSMÉTICOS
Mots-clés :
inclusão racial; decolonialidade; análise do discurso crítica; formação de professores.Résumé
Neste estudo, buscamos investigar as práticas de insurgência racial no mercado de cosméticos, tomando como base o discurso de Karen Bachini em seu vídeo “Carta aberta para a Mari Saad e Mascavo". No contexto atual, onde discussões sobre racismo estrutural e representatividade são cada vez mais centrais, a exclusão de pessoas pretas, especialmente de pele retinta, em produtos de beleza revela uma problemática social e cultural significativa. Ao refletir sobre essa exclusão, propomos expandir a análise para a formação de professores, considerando como a invisibilização de grupos racializados pode ser uma prática recorrente em diversas esferas, inclusive na educação. Para a fundamentação teórica, recorremos às discussões sobre representações sociais de Moscovici (1979) e aos Estudos Críticos do Discurso, com ênfase na Análise do Discurso Crítica da vertente britânica (Fairclough, 1989, 1995, 1997, 2003), especialmente no que diz respeito aos três tipos de significados: acional, representacional e identificacional. Como resultado, o estudo visa contribuir para o debate sobre inclusão racial e propor reflexões sobre como o campo educacional pode adotar uma postura crítica e decolonial em relação às suas práticas, de modo a formar professores comprometidos com uma educação verdadeiramente plural e inclusiva.
Références
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador. São Paulo: Parábola, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018
CARBONIERI, D. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (org.). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 121-142.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. New York: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, N. L. Language, ideology and power. In: FAIRCLOUGH, N. L. Critical discourse analysis: the critical study of language. Edinburg: Pearson, 1995. pp. 21-84.
FAIRCLOUGH, N. L. Discurso, mudança e hegemonia. In: PEDRO, E. R. (Org.). Análise crítica do discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Editorial Caminho,1997. p. 77-103.
FAIRCLOUGH, N. L. Analyzing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
HALLIDAY, Michael. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KLEIMAN, A. B. Projetos de Letramento na Educação Infantil. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2009. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/898
MOITA LOPES, L. P da. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Revista Delta, v. 1, n. 2, 1994.
MOSCOVICI, S. La representación social: un concepto perdido. El Psicoanálisis, su imagen y su público, v. 2, 1979.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Letras Escreve 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
