LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA

FORMAÇÃO REFLEXIVA PARA OS/AS PROFESSORES/AS DE COMUNIDADES INDÍGENAS

Autores

Palavras-chave:

Letramento Teatral, Língua Inglesa, Formação de Professores, Educação Linguística.

Resumo

A língua, por sua característica fluída e elástica, permite um diálogo profícuo com áreas outras da ciência, imbricando-as com seus saberes linguísticos e promovendo assim uma Educação Linguística. Assim, observa-se que este diálogo pode ser um possível ponto de partida para privilegiar a formação de professores que os auxiliem a atingirem seu desenvolvimento linguístico. Diante de um cenário como este, que permite o estabelecimento de um diálogo com o Teatro do Oprimido e o Teatro Pobre em seu fazer artesanal da arte dramática, tanto na forma de produção, quanto na performance, algo que lembra a arte do kitsch, como um teatro naïve que se sustente pelo próprio ato teatral, apenas o texto, atores e o corpo. Neste contexto, neste texto apresento um relato de experiência a partir de um convite da Funai para alinhar a possibilidade de replicar a metodologia de Letramento Teatral em inglês e ministrar uma capacitação para os professores da Escola Evangélica Bilíngue Lourenço Buckman, no distrito de Taunay no município de Aquidauana - MS, a qual possui alunos indígenas da etnia Terena do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Portanto, o ensino de língua inglesa suleado por uma perspectiva dramática descarta tudo o que não tem sentido de metodologias outras voltadas a um ensino fragmentado de línguas, ou seja, ao cruzarmos os letramentos críticos com o teatro em uma aplicação prática estamos com isso desenvolvendo uma educação linguística crítica e deixando o ensino de línguas em sala de aula mais lúdico. Desse cruzamento nasce um novo fazer pedagógico o Letramento Teatral Crítico que tem o objetivo de romper com o standard linguístico, suleando uma decolonização no ensino da língua inglesa.

Biografia do Autor

Lindomar Lima, Secretaria da Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, MS- Brasil/UFMS

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2007. Especialista no Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2001. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 1999. Bolsista da Capes/Fulbright em 2013. Estudou no The English Language Institute na Universidade de St. Johns em Nova Iorque, EUA em 2013. Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS e da - Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, nas quais ministra aulas do componente curricular de Língua Estrangeira- Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Inglesa e Linguística aplicada,. Pesquisador vinculado ao grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguística Aplicada /CNPQ/UNIFAP. 

Referências

BERTRAND, D. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EDUSC,2003.

BOAL, A. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6 ed. Rio de Janeiro. Editora Civilização Brasileira: 1991.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

DE GRANDE, P. B. Processos de construção da identidade profissional de professores em formação continuada. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem, 2010.

DE GRANDE, P. B.; VALSECHI, M. C.; VIANNA, C. A. D. Ethical and methodological challenges in the research on teachers’ literacy -Opening new paths. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 331–342, 2019.

GOMES, N. L. O movimento negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p.223-246.

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

HOPPE, M. C. A formação de professores: o letramento crítico na sala de aula e as práticas sociais. UNIOESTE, Brasil. UniLetras v. 36 n. 2, 2014.

HOPPE, M. C. Panorama sobre o letramento crítico. In: JESUS, D. M. de.; CARBONIERI, D. (orgs.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção: Novas perspectivas em Linguística Aplicada. v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, p. 21-39.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 15. ed. São Paulo: Pontes, 2013.

KLEIMAN, A.; VIANNA, C. A. D.; DE GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 724–742, 2019.

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

LIMA, Lindomar. LETRAMENTO TEATRAL CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA: FORMAÇÃO REFLEXIVA PARA OS/AS PROFESSORES/AS DE COMUNIDADES INDÍGENAS. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/260. Acesso em: 4 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.