SOCIAL JUSTICE AND MODERN SLAVERY

THE CONSTRUCTION OF LANGUAGE EDUCATION THROUGH PROJECT-BASED LEARNING

Autores

  • Michele Mafessoni de Almeida Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Juliana Battisti IFRS
  • Victoria Ramos

Palavras-chave:

project-based learning; Spanish as a foreign language; Base Nacional Comum Curricular; Learning tasks

Resumo

This chapter describes a project titled La Esclavitud en El Siglo XXI developed in the Spanish Language III course of a technical professional course in commerce for youth and adults (PROEJA) at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Based on Freire's critical pedagogy (1987, 2003), we present the development of a Spanish as a Second Language (SSL) teaching proposal based on Project-Based Learning (PBL). This methodological approach aims to build knowledge around a social theme, which becomes the central focus of the project, addressing a question related to the topic under discussion. Therefore, we chose this as an alternative for creating an emancipatory language education, transforming the classroom into a space for the development of more autonomous and critical individuals in relation to their social reality. To this end, we describe the six tasks that comprised the eight-class project and outline the theoretical-methodological path used to construct the activities implemented with the group. Through the implementation of this project and the writing of this chapter, we aim to contribute to the dissemination of successful practices based on the PBL methodology and to inspire future didactic proposals that seek to enhance students' critical thinking through Spanish language learning.

Biografia do Autor

Juliana Battisti, IFRS

Professora com dedicação exclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Restinga, Porto Alegre, lecionando disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas nos cursos de Ensino Médio Integrado, no curso subsequente em Turismo e na Educação de Jovens e Adultos. Ministra também as disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola e Metodologia de ensino de Língua Espanhola na Licenciatura em Letras Português e Espanhol. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, fazendo estágio doutoral na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla; especialista em Ensino de língua espanhola como língua estrangeira pela Universidad de la República, Uruguai; mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. Pesquisa atualmente temas relacionados à construção do conhecimento especializado na formação inicial de professores de espanhol, à Prática de Análise Linguística nas aulas de línguas, à divisão sexual do trabalho, à Linguística Sistêmico-funcional, à Teoria do Código de Legitimação e ao letramento. São demais temas de interesse: educação no campo, metodologia de ensino de línguas e projetos de trabalho.

Victoria Ramos

É licenciada em Letras - Português e Espanhol no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Restinga. Foi auxiliar de conversação de português no Instituto de Educação Secundária de Cacheiras (Galícia, Espanha) com bolsa do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Também foi bolsista de pesquisa no projeto PRALER: Programa de Avaliação e Prática da Leitura no Campus Restinga e bolsista de ensino no projeto Intervenções Pedagógicas no Processo de Escrita: Compreensão de Enunciados, desenvolvendo trabalhos na área do ensino de português como segunda língua para surdos e psicolinguística.

Referências

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Publicado

16-11-2025

Como Citar

MAFESSONI DE ALMEIDA, Michele; BATTISTI, Juliana; RAMOS, Victoria. SOCIAL JUSTICE AND MODERN SLAVERY: THE CONSTRUCTION OF LANGUAGE EDUCATION THROUGH PROJECT-BASED LEARNING. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 40–53, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/278. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

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