PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

INSTITUCIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

Autores

Palavras-chave:

políticas linguísticas; Instituto Federal do Pará; português língua adicional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a institucionalização do Português Língua Adicional (PLA) no contexto do Instituto Federal do Pará (IFPA). Busca-se, de forma mais específica, colocar em relevo algumas ações voltadas a essa área e como essas contribuem ou não para a constituição de políticas linguísticas que visem favorecer um espaço formativo para estrangeiro que buscam a aprendizagem do português como língua não materna. A pesquisa se configura de abordagem qualitativo-interpretativista, de tipo documental (Bortoni-Ricardo, 2008) e situada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), tendo como corpus modalidades de ações feitas pela instituição para a difusão do PLA. Para tanto, convocamos autores como Calvet (2002, 2007); Almeida filho (2006, 2012); Mendes (2019) Schalatter (2020); Bizon e Diniz (2019); Diniz (2021) entre outros. Os resultados demonstram que há iniciativas por parte do IFPA para a oferta do PLA, no entanto, ainda são poucas dado a sua área de atuação e o que os Planos de desenvolvimento Institucionais apontam para a difusão do idioma e da Instituição.

Referências

ALENCAR, Tiêgo Ramon dos Santos. Ensino de português como língua adicional na Universidade Federal do Amapá: ações de política de línguas em contexto de internacionalização. Dossiê Especial: Português como Língua Adicional em contextos de minorias: (co)construindo sentidos a partir das margens BIZON & DINIZ (Orgs.). R E V I S T A X, C u r i t i b a, v o l u m e 13, n. 1, p. 323-350, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/60852. Acesso em: 18 dez. 2021.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. O Ensino de Português como Língua Não-Nativa. In Biblioteca Virtual do Museu da Língua Portuguesa. São Paulo, 2006. Disponível em: , seção Ensino da Língua Portuguesa. Acesso em: 03 jun. 2022.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In LOBO, T., CARNEIRO, Z., SOLEDADE, J., ALMEIDA, A., and RIBEIRO, S., orgs. Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 723-728. ISBN 978-85-232-1230-8. Available from SciELO Books. Disponível em: http://books.scielo.org/id/67y3k/pdf/lobo-9788523212308-51.pdf. Acesso em: 29 set. 2019.

ARENDT, Hannah. O que é política? [editoria, Ursula Ludz]; 3” ed. Tradução de Reinaldo Guarany. – 3’ ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. 240 p. Tradução de: Was ist ós-colon? Inclui apêndice ISBN 85-286-0640-6. Disponível em:http://arquivos.eadadm.ufsc.br/somente leitura/EaDADM/UAB_2017_1/Modulo_1/Ciencia%20Politica/Material%20Complementar/O%20que%20%C3%A9%20pol%C3%ADtica%20Hannah%20Arendt.pdf Acesso em: 29 abr. 2022.

BESSA, Maria de Camargo; WEISS. Denise Barros. Formando professores de Português como Língua Adicional (PLA) para a superdiversidades: desafios. Dialnet. Letras de Hoje: Estudos e debates de assuntos de lingüística, literatura e língua portuguesa, ISSN 0101-3335, Vol. 55, Nº. 4, 2020, págs. 412-423 Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7847346. Acesso em: 09 dez. 2021.

BIZON, Ana Cecília Cossi; DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Uma proposta Pós-colonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional. LÍNGUAS E INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS – Nº 43 – jan-jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658345. Acesso em: 18 dez. 2021.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BULLA, Gabriela da Silva; KUHN, Tanara Zingano. ReVEL na Escola: Português como Língua Adicional no Brasil – perfis e contextos implicados. ReVEL. Vol. 18, n. 35, 2020. Disponível em: www.revel.inf.br. Acesso em: 02 jun. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2017. Disponívelem:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 17 jan. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Documento-base do exame Celpe-Bras [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/documento_base_do_exame_celpe_bras.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

CALVET, Louis-Jean 2007. As Políticas Linguísticas. São Paulo: Ipol/Parábola.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Políticas linguísticas para o ensino de português como língua adicional: acolhimento ou silenciamento? Entrevista concedida a Marília Lima Pimentel Cotinguiba. RE-UNIR, v. 8, n. 1, p. 231-242. 2021. ISSN – 2594-4916. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/6348/3975. Acesso em: 25 maio 2022.

GARCIA, Gisele; MACEDO, Danilo. Cresce procura pelo ensino do português do Brasil no mundo. Agência Brasil, 2015. Disponível em http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2015/05/cresce-procura-pelo-ensino-do-portugues-do-brasil-no-mundo. Acesso em: 14 out. 2019.

GOMES, Rosivaldo. Ser professor de português língua adicional: representações e desenvolvimento profissional de um professor em formação inicial. Eutomia, Recife, 27(1): 78-98, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/248740. Acesso em: 07 jun. 2022.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria Rebeca. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022003, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v8i00.8663449. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663449. Acesso em: 20 jan. 2023.

LUCCHESI, Dante. A Diferenciação da Língua Portuguesa no Brasil e o contato entre línguas. Estudos Linguísticos Galega, n. 4, 2012. Disponível em: https://revistas.usc.gal/index.php/elg/article/view/403. Acesso em: 05 dez 2021.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli, E. D.A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. 1 ed. Rio de janeiro: E.P.U., 1986.

MARQUES, Aline Aurea Martins. Políticas linguísticas e ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes no Brasil: uma discussão a partir da oferta de cursos nas universidades federais / Aline Aurea Martins Marques. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, BR-RS, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189500#:~:text=As%20iniciativas%20para%20o%20ensino,expans%C3%A3o%20e%20%C3%A9%20relativamente%20bem. Acesso em: 10 jun. 2022.

MENDES, Edleise. A promoção do português como língua global no século XXI – um cenário a partir do brasil. Linha D'Água (Online), São Paulo, v. 32, n. 2, p. 37-64, maio-ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/154924. Acesso em: 16 fev 2022.

MOITA LOPES, L. P. Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In: MOITA LOPES, L. P. O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 101-119.

NÓBREGA, Maria Helena da. Políticas linguísticas e internacionalização da língua portuguesa: desafios para a inovação. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 24, n. 2, p. 417-445, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/8603/0. Acesso em 19 nov. 2021.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n (52.2): 409-433, jul.2013

OLIVEIRA, Luiz Eduardo; BARBOZA, Giselle Macedo. O Marquês de Pombal e a Instituição do Ensino de Português no Brasil. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 11, p. 17-24, 24 jun. 2014. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2537. Acesso em: 22 de mar. 2022.

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR (PPC). Plano do curso FIC de Língua Portuguesa como Segunda Língua. Instituto Federal do Pará, campus Parauapebas, 2019

RAMOS, Ana Adelina Lôpo. Língua adicional: um conceito “guarda-chuva”. Revista Brasileira de Linguística Antropológica. Volume 13, p. 300-334, 2021 DOI: 10.26512/rbla.v13i01.37207. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/ling/article/view/37207/32129. Acesso em: 12 jan. 2023.

SANTOS, Janderson Martins dos. Práticas de ensino de professores de português - língua estrangeira: os impactos da heterogeneidade linguístico-cultural. 2017. 325 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10339>. Acesso em 14 out. 2020.

SEVERO, Cristine Gorski. Política(s) linguística(s) e questões de poder. Alfa, São Paulo, 57 (2): 451-473, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/5132/4670. Acesso em: 18 mar. 2022.

SILVA, Edielson Monteiro da. Português língua adicional no Instituto Federal do Pará – Campus de Parauapebas: configurações institucionais de uma política linguística. 2023. 107f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras. Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2023.

SILVA, Elias Ribeiro da. A pesquisa em política linguística: histórico, desenvolvimento e pressupostos epistemológicos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 52, n. 2, p. 289–320, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8645376. Acesso em: 14 mar. 2022.

SCHLATTER, Margarete; BULLA, Gabriela da Silva.; COSTA, Everton Vargas da. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL. vol. 18, n. 35, 2020. Disponível em: www.revel.inf.br. Acesso em: 13 dez. 2021.

SHOHAMY, Elana. Language policy: hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.

WIT, Hans de. Internationalization of Higher Education: nine misconceptions. International Higher Education, Chestnut Hill, v. 64, p. 6–7, 2011.

Downloads

Publicado

16-11-2025

Como Citar

MONTEIRO DA SILVA, Edielson. PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ: INSTITUCIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 78–98, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/1123. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.