PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ
INSTITUCIONALIZAÇÃO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS
Palavras-chave:
políticas linguísticas; Instituto Federal do Pará; português língua adicional.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a institucionalização do Português Língua Adicional (PLA) no contexto do Instituto Federal do Pará (IFPA). Busca-se, de forma mais específica, colocar em relevo algumas ações voltadas a essa área e como essas contribuem ou não para a constituição de políticas linguísticas que visem favorecer um espaço formativo para estrangeiro que buscam a aprendizagem do português como língua não materna. A pesquisa se configura de abordagem qualitativo-interpretativista, de tipo documental (Bortoni-Ricardo, 2008) e situada no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), tendo como corpus modalidades de ações feitas pela instituição para a difusão do PLA. Para tanto, convocamos autores como Calvet (2002, 2007); Almeida filho (2006, 2012); Mendes (2019) Schalatter (2020); Bizon e Diniz (2019); Diniz (2021) entre outros. Os resultados demonstram que há iniciativas por parte do IFPA para a oferta do PLA, no entanto, ainda são poucas dado a sua área de atuação e o que os Planos de desenvolvimento Institucionais apontam para a difusão do idioma e da Instituição.
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