A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS:

design crítico em uma disciplina de língua inglesa

Autores/as

  • Iasmin Maia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Davi Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-3169-3984
  • Luclecia Silva de Almeida Matias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

gamificação; formação de professores; engenharia didática.

Resumen

A gamificação é uma Metodologia Ativa definida a partir do uso de elementos de jogos em ambientes de não-jogos, como os educacionais, por exemplo (Quast, 2020). A partir de uma revisão bibliográfica sobre a gamificação, identificamos dentre suas características no ambiente educacional o desenvolvimento da agência, o protagonismo e a criticidade. Contudo, quando voltada para o exercício prático em sala de aula, o que predomina é a ludicidade e o caráter behaviorista da metodologia, não uma agência crítica sobre o processo e a finalidade das atividades. Por isso, a partir do recorte de uma pesquisa de mestrado sobre Gamificação na educação, buscamos apresentar uma engenharia didática (Dolz, 2016) gamificada criada para a disciplina de ‘Ensino de Língua Inglesa: Planejamentos e perspectivas contemporâneas’, ministrada em uma universidade pública, cuja ementa trata de perspectivas educacionais contemporâneas. Também procuramos evidenciar as potencialidades da gamificação na formação de professoras/es de línguas e nas discussões no campo da Linguística Aplicada, embasados na engenharia didática de Dolz (2016), no design crítico de Leffa (2017), na formação de professores de Monte Mor (2015) e Silvestre (2017). Com a disciplina ministrada, ao mesmo tempo que as/os discentes discutiam sobre temas críticos, planejavam atividades que envolviam tais temáticas. Dessa forma, a agência em jogos se dava não só na execução das missões, na derrota do “monstro” e do “chefão”, mas também no protagonismo das/os estudantes em sua formação, analisando feedbacks, refazendo atividades, associando teoria e prática e criando projetos gamificados críticos e condizentes com realidades locais.

Biografía del autor/a

Davi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor e mestrando em Estudos de Linguagens pela UFMS/FAALC. 

Luclecia Silva de Almeida Matias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora e mestranda em Estudos de Linguagens pela UFMS/FAALC. Lattes:

Citas

ALVEZ, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. São Paulo: DVS Editora, 2015.

BALL, Stephen John. “Nova” Filantropia, capitalismo social e política educacional. In: BALL, Stephen J. Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Paraná: Editora UEPG, 2014, p. 88-216.

CARVALHO, Alessandra Aparecida de et al. Gamificação no processo ensino- aprendizagem. In: NEVES, Vander José das et al. Metodologia ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas: Pontes Editores, 2018.

COPE, Bill; KALANTZIS; Mary. Design in principle and practice: a reconsideration of the terms of design engagement. The Design Journal, v. 14, n. 1, p. 45-63, 2011.Disponível em: http://dx.doi.org/10.2752/175630610X12877385838768. Acesso em: 1 set. 2023.

DOLZ, Joaquim. As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA, v. 32, n. 1, p. 237-260, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4450321726287520541. Acesso em: 1 set. 2023.

Publicado

2025-02-28

Cómo citar

MAIA, Iasmin; RODRIGUES, Davi; SILVA DE ALMEIDA MATIAS, Luclecia. A GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: : design crítico em uma disciplina de língua inglesa. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 14–29, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/359. Acesso em: 2 abr. 2025.

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