ATITUDES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES

DES(RE)APRENDIZAGENS E (RE)CONSTRUÇÕES PRAXIOLÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Rosivaldo Gomes Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Palavras-chave:

atitudes e tentativas decoloniais; estágio supervisionado; formação docente.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o agir professoral (crítico e decolonial) mobilizados por professoras/es na realização de intervenções em aulas no estágio supervisionado em Língua Portuguesa. Os dados analisados originam-se de um projeto de pesquisa desenvolvido em universidade pública situada no Norte do Brasil.A pesquisa sustenta-se nos estudos da Linguística Aplicada Crítica, sobre formação de professoras/es a partir das lentes decoloniais e no Interacionismo Sociodiscursivo, especialmente a partir das dimensões do trabalho do professor e seu agir professoral. O estudo configura-se como qualitativo-interpretativista, tendo como instrumentos de geração de dados diários reflexivos críticos (Liberali, 2003) produzidos pelos/as participantes da pesquisa. A análise parte de segmentos de tratamento temáticos do discurso desses participantes nos textos-fonte do trabalho por eles/as realizados. Os resultados demonstram que as/os professoras/es em formação, a partir do agir professoral de cada um/a, buscam realizar atitudes e tentativas de decoloniais em suas práticas docentes ao trazem temas sociais como forme, pobreza, racismo, gênero, homofobia, machismo, xenofobia, para suas intervenções, mas também se sentem impelidas/os por determinantes externos (Bronckart, 2006) que os/as impedem de pilotar um projeto de ensino em que esses temas sejam explorados de forma mais aberta nas aulas de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP) e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na área de Linguagens e Educação. Sua pesquisa de doutorado teve como foco os materiais didáticos, os multiletramentos e a formação de professores. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação e Formação de Professores no Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAP, e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Atualmente é Professor Adjunto IV na área de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada do Departamento de Letras e Artes da UNIFAP. Atua como docente nos cursos de Letras Português (presencial e a distância) e como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP (PPGLET/UNIFAP), da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras/UFPR Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEL/UFMS). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Bilíngue, Práticas de Letramento, Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua, Língua Adicional e Língua Materna, Formação de Professores, Agir Professoral, Letramento Acadêmico, Práticas de Leitura e Escrita em contextos escolares e não escolares, Análise e Produção de Materiais Didáticos, Práticas Discursivas em Redes Sociais, Práticas Translíngues, Identidade, Cultura e Linguagens na Amazônia, Letramento Racial Crítico, Currículo, Gênero, Raça e Sexualidades, Educação Linguística e Decolonialidade. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPqUNIFAP) e membro dos grupos de pesquisa GEPLA/UFC e MELP/UNICAMP.

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Publicado

16-11-2025

Como Citar

GOMES, Rosivaldo. ATITUDES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS/ES: DES(RE)APRENDIZAGENS E (RE)CONSTRUÇÕES PRAXIOLÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Letras Escreve, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 25–39, 2025. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/205. Acesso em: 17 nov. 2025.

Edição

Seção

Seção de Linguística Aplicada

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