LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Literatura indígena. Povos originários. Sateré-Mawé.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de literatura indígena e apresentar duas narrativas cosmológicas do povo Sateré-Mawé: A origem do mundo: a gênese Sateré-Mawé e a origiem da Tukandeira e do ritual waiperiá como exemplo da diversidade da literatura dos povos indígenas do Brasil. A base teórica para o estudo foram as pesquisas de Gersem Luciano, Hellen Simas e Regina Silva; Kaká Verá Jecupé (1998), Yaguarê Yamã (2007) e Dilce Nascimento (2013). A pesquisa foi bibliográfica, consistindo na revisão da literatura dos livros e artigos dos autores citados. Os resultados apontam que a literatura indígena registra a cosmologia de um povo e que ela é tão diversificada quanto os povos indígenas existentes e cosmologia Sateré-Mawé entende que o mundo surgiu do corpo da serpente Mói Wató Mağkarú Sése e que o ritual da tukandeira é feito para a proteção do indígena, sendo como uma vacina contra vários tipos de males, foi um saber deixado pelo seu antepassado Mypynukuri.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada II da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM/2023-2025). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022).

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

PICANÇO SIMAS, Hellen Cristina. LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 57–74, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/61. Acesso em: 4 dez. 2024.