v. 1 n. 2 (1): "Entre Imagem e Contemporaneidade: Narrativas em Transformação"
Este volume, intitulado "Entre Imagem e Contemporaneidade: Narrativas em Transformação", emerge de uma reflexão crítica sobre as relações entre as manifestações visuais e as práticas culturais atuais. Partindo da premissa de que as imagens não são meros fragmentos isolados, mas sim ressonâncias de experiências intermediárias – que dialogam tanto com os macrocontextos históricos quanto com as vivências particulares de grupos específicos –, o tema abrangido neste volume permitiu a investigação das interseções entre rituais, tecnologias, cosmologias e saberes tradicionais na construção de novas narrativas artísticas e culturais.
Ao considerar a influência dos rituais e das tecnologias na criação e circulação de imagens, este volume promoveu uma revisão das narrativas hegemônicas, apresentando uma crítica decolonial que revisitou a produção do conhecimento e a identidade cultural. As contribuições aqui reunidas evidenciam a articulação entre as práticas visuais e as experiências contemporâneas, ressaltando a inesgotável pluralidade de fontes e experiências.
"Entre Imagem e Contemporaneidade: Narrativas em Transformação" buscou repensar o campo da produção e relação com as imagens a partir de uma perspectiva que integrou o "de perto" e o "de dentro" – ou seja, as realidades locais e as subjetividades – com as dinâmicas globais. Os trabalhos aqui compilados dialogam com esta temática multifacetada, contribuindo para ampliar as discussões e repensar as estruturas tradicionais em prol de outras narrativas artísticas e culturais.





