Edições anteriores
-
Percursos artísticos dissidentes: inflexões em Arte/Educação e Artes Visuais Contemporâneas
v. 1 n. 1 (2025)A Revista Encanterias tem o prazer de anunciar seu volume inaugural, convidando vozes que desafiaram fronteiras estabelecidas no campo da arte, cultura e educação.
O primeiro número da Revista Encanterias, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais (UNIFAP/CNPq), propôs uma reflexão crítica sobre trajetórias artísticas que subverteram lógicas coloniais e reinventaram possibilidades pedagógicas e expressivas.
Nossa proposta dialogou com a decolonialidade estética (Gómez, 2019), que reexaminou as geopolíticas do sentir, pensar e fazer arte, e com a virada decolonial de Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), que defendem uma diversidade epistêmica que transcendem o capitalismo global.
Neste contexto de insurgência criativa e renovação epistemológica, convidamos artistas, professores, pesquisadores a tecerem conosco esta trama de saberes e sensibilidades que desafiam o estabelecido.
O convite foi para que, juntos, pudéssemos reimaginar as práticas artístico-educativas, ressignificar conhecimentos ancestrais silenciados e construir pontes entre diferentes modos de ser, criar e aprender. A Encanterias nasceu, assim, como território fértil para a germinação de ideias que floresceram nas fissuras do pensamento hegemônico, cultivando outras possibilidades de existência no campo das artes visuais, da cultura e da arte/educação.