VOZES E RESSONÂNCIAS, RESISTÊNCIA E RESÍDUO NO ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO: A CASA DE 365 JANELAS

A CASA DE 365 JANELAS

Autores/as

Palabras clave:

Romance histórico Contemporâneo. Residualidade. Resistência. Minorias. Autoria feminina.

Resumen

Há muito que o romance histórico perdeu seu aspecto de ficção historicista. A partir da primeira metade do século XX, vem se tornando, cada vez mais, um espaço literário de rupturas, reflexões críticas e questionamentos. Surgiram, por conseguinte, releituras que ressignificam a História; algumas delas, inclusive, como ressonâncias de vozes que lutaram pelas minorias. Espaço de resistência, também, têm se mostrado a crítica advinda dos Estudos Culturais, a exemplo da crítica que se volta para a autoria feminina. O estudo ora apresentado tem por objetivo elucidar resistência e residualidade no romance histórico contemporâneo A casa de 365 janelas, da autoria de Deo Saraiva, numa linha de entrecruzamento teórico, confluindo os estudos da Residualidade literária e cultural e de crítica literária sobre Autoria Feminina. Para aporte teórico, tomamos como base Pontes (2020), Silva (2020), Medeiros (2019), Martins (2015), Pontes e Martins (2015), Vieira (2008), dentre outros.

Biografía del autor/a

Aldinida Medeiros

Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concetração Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universdiade Estadual da Paraíba. Professora Associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades desta mesma IES. 

Publicado

2024-11-09

Cómo citar

MEDEIROS, Aldinida. VOZES E RESSONÂNCIAS, RESISTÊNCIA E RESÍDUO NO ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO: A CASA DE 365 JANELAS: A CASA DE 365 JANELAS. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 35–44, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/60. Acesso em: 4 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.