VOZES E RESSONÂNCIAS, RESISTÊNCIA E RESÍDUO NO ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO: A CASA DE 365 JANELAS

A CASA DE 365 JANELAS

Autores

Palavras-chave:

Romance histórico Contemporâneo. Residualidade. Resistência. Minorias. Autoria feminina.

Resumo

Há muito que o romance histórico perdeu seu aspecto de ficção historicista. A partir da primeira metade do século XX, vem se tornando, cada vez mais, um espaço literário de rupturas, reflexões críticas e questionamentos. Surgiram, por conseguinte, releituras que ressignificam a História; algumas delas, inclusive, como ressonâncias de vozes que lutaram pelas minorias. Espaço de resistência, também, têm se mostrado a crítica advinda dos Estudos Culturais, a exemplo da crítica que se volta para a autoria feminina. O estudo ora apresentado tem por objetivo elucidar resistência e residualidade no romance histórico contemporâneo A casa de 365 janelas, da autoria de Deo Saraiva, numa linha de entrecruzamento teórico, confluindo os estudos da Residualidade literária e cultural e de crítica literária sobre Autoria Feminina. Para aporte teórico, tomamos como base Pontes (2020), Silva (2020), Medeiros (2019), Martins (2015), Pontes e Martins (2015), Vieira (2008), dentre outros.

Biografia do Autor

Aldinida Medeiros

Doutorado em Estudos da Linguagem, área de concetração Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universdiade Estadual da Paraíba. Professora Associada I, no Departamento de Letras do Centro de Humanidades desta mesma IES. 

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

MEDEIROS, Aldinida. VOZES E RESSONÂNCIAS, RESISTÊNCIA E RESÍDUO NO ROMANCE HISTÓRICO CONTEMPORÂNEO: A CASA DE 365 JANELAS: A CASA DE 365 JANELAS. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 35–44, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/60. Acesso em: 4 dez. 2024.