O IMAGINÁRIO DO MEDO EM TORNO DO TEMPO NA POESIA DE ROBERTO PONTES

Autores/as

Palabras clave:

Imaginário. Medo. Tempo. Roberto Pontes

Resumen

Este trabalho é parte da nossa tese de doutorado, ainda em construção, e debruça-se sobre Lições de Tempo (2012), obra poética de Roberto Pontes. Nela, o poeta explora o tema do tempo, vinculando-o a ideias de passagem, destruição e morte. Tomando a Teoria da Residualidade como embasamento teórico, compreendemos que, na obra em questão, há um imaginário residual que aponta para uma mentalidade de medo em torno do tempo. Isto poderá ser verificado pelo viés metodológico do comparativismo, aproximando a obra ponteana das diferentes concepções filosóficas e artísticas sobre o tema, presentes em Aristóteles (1995), Santo Agostinho (2002), Martin Heidegger (2015), Cecília Meireles (2017) e Almada Negreiros (1997). Nestes autores, o conjunto de conceitos sobre o tempo e sua relação conosco contribui para qualificá-lo enquanto agente detrator, de cuja tirania não há como escaparmos: tempo é movimento e transformação que deteriora e impele para um fim inescapável, a
morte. É desse imaginário que se nutre a obra poética estudada por nós.

Biografía del autor/a

Leonildo Cerqueira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Ceará, possui Graduação (2012) e Mestrado (2016) em Letras na mesma universidade. É Professor Assistente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA - Campus Caraúbas), atuando, principalmente, na área de Literatura Portuguesa, desde 2017; atuou como professor-tutor do Instituto UFC Virtual (2012-2015) e como professor efetivo da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará (2014-2017).

Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 2002, no Programa de pós-Graduação em Letras/Literatura. É membro GT de Estudos Medievais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, pesquisadora do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural - GERLIC e sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Estudos Medievais - ABREM e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP.

Citas

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Paulus, 2002.

ARISTÓTELES. “Libro IV”. In: Física. Trad. Guillermo R. de Echandía. Madrid: Editorial Gredos, 1995, p. 215 – 290.

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CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022.

ESPIG, Márcia Janete. “O Conceito de Imaginário: Reflexões Acerca de Sua Utilização Pela História”. Textura, nº 9, nov 2003 - jun 2004, p. 49 – 56.

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HESÍODO. Teogonia: A Origem dos Deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2007.

LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de. Tempus Fugit... Carpe Diem. Poiesis, Velhice e Psicanálise. 2013. 254f. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Programa de PósGraduação em Psicologia Clínica e Cultura. Brasília/DF, 2013.

MARTINS, Elizabeth Dias. Do Fragmento à Unidade: A Lição de Gnose Almadiana. Fortaleza: EDUFC, 2014.

MEIRELES, Cecília. Poesia Completa. São Paulo: Global, 2017.

NEGREIROS, Almada. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

Publicado

2024-11-09

Cómo citar

CERQUEIRA, Leonildo; DIAS MARTINS, Elizabeth. O IMAGINÁRIO DO MEDO EM TORNO DO TEMPO NA POESIA DE ROBERTO PONTES. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 135–151, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/200. Acesso em: 4 dic. 2024.

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