MEMÓRIA ESCOLAR NA LITERATURA BRASILEIRA - TEXTOS E CONTEXTOS

Authors

Keywords:

Literatura Brasileira. Memória escolar. Escolarização Literária. História da Educação. Escola.

Abstract

Este estudo de caráter bibliográfico-documental e matriz histórico-cultural pretendeu elencar apropriações, representações e diferentes modos constituintes da memória escolar inscrita em textos da Literatura brasileira. Tratou-se de uma intentada busca por conhecer a memória escolar que atravessa a produção literária brasileira em seus diferentes textos, tendo em vista os tempos de escola como um período peculiar à vida do leitor literário. Metodologicamente, visitamos diferentes acervos literários e bancos de dados de pesquisas digitais e periódicas e, complementarmente, lançamos mão de uma pesquisa por meio de questionário produzido especificamente com a finalidade de conhecer os textos literários de que os sujeitos com formação universitária se lembram quando se recorta o processo de escolarização. Para tanto, adotamos um referencial teórico pertinente à História Cultural e, em particular, ao pensamento de Roger Chartier e Ecléa Bosi. Como resultado, refletimos acerca das memórias escolares submersas na Literatura brasileira evidenciando uma pequena parte, daquilo que acreditamos ser um corpus rico e fecundo, capaz de contar, em grande medida, questões históricas sobre o processo de escolarização no Brasil.

Author Biography

Josineia Sousa da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017).Cursou Doutorado em Educação e tem se dedicado a pesquisas dessa área, principalmente, com relação aos temas: Educação literária; Leitura; Literatura; Livro; Formação do leitor e Memória Escolar.

Published

2024-11-09

How to Cite

SOUSA DA SILVA, Josineia. MEMÓRIA ESCOLAR NA LITERATURA BRASILEIRA - TEXTOS E CONTEXTOS. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 39–55, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/21. Acesso em: 4 dec. 2024.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.