LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

Autores/as

Palabras clave:

Literatura indígena. Povos originários. Sateré-Mawé.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de literatura indígena e apresentar duas narrativas cosmológicas do povo Sateré-Mawé: A origem do mundo: a gênese Sateré-Mawé e a origiem da Tukandeira e do ritual waiperiá como exemplo da diversidade da literatura dos povos indígenas do Brasil. A base teórica para o estudo foram as pesquisas de Gersem Luciano, Hellen Simas e Regina Silva; Kaká Verá Jecupé (1998), Yaguarê Yamã (2007) e Dilce Nascimento (2013). A pesquisa foi bibliográfica, consistindo na revisão da literatura dos livros e artigos dos autores citados. Os resultados apontam que a literatura indígena registra a cosmologia de um povo e que ela é tão diversificada quanto os povos indígenas existentes e cosmologia Sateré-Mawé entende que o mundo surgiu do corpo da serpente Mói Wató Mağkarú Sése e que o ritual da tukandeira é feito para a proteção do indígena, sendo como uma vacina contra vários tipos de males, foi um saber deixado pelo seu antepassado Mypynukuri.

Biografía del autor/a

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Associada II da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM/2023-2025). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022).

Publicado

2024-11-09

Cómo citar

PICANÇO SIMAS, Hellen Cristina. LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 57–74, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/61. Acesso em: 4 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.