DESLIMITES ENTRE RESÍDUOS E MEMÓRIAS EM A MÁQUINA DE FAZER ESPANHOIS, DE VALTER HUGO MÃE
Palabras clave:
Memória; Resíduo; A máquina de fazer espanhóisResumen
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como professora de Literatura e Língua Portuguesa no Instituto Federal do Ceará - campus Juazeiro do Norte- no Ensino Médio, e na Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará no Curso de Graduação em Letras. Ministrou aulas no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, na disciplina de Poesia Brasileira, com foco em autoria feminina. Foi professora de Ensino de Literatura no Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Centro de Educação da UECE. Atualmente ministra a disciplina Literatura, Leitura e Ensino no Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP/UECE).
Citas
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CANDAU, Joël. Memória e identidade; tradução, Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2012.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2013.
MÃE, Valter Hugo. A máquina de fazer espanhóis. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Tradução de Dora Rocha Flaksman. Estudos históricos, v. 2, n. 3, Rio de Janeiro, 1989, p. 3-15.
PONTES, Roberto. “A propósito dos conceitos fundamentais da teoria da residualidade. In: PONTES, Roberto; MARTINS, Elizabeth Dias.; CERQUEIRA, Leonildo. (et.al.). Residualidade e intertemporalidade. Curitiba: CRV, 2017.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: T. T. Silva (org.), Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais (7a ed., pp. 7-72). Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Letras Escreve
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.