QUAL A COR DO LÁPIS COR DA PELE? ENTRE MISTÉRIOS, DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS
Palabras clave:
educação; antirracista; vivências; respeito; escrita.Resumen
O presente projeto desenvolveu-se com as crianças do Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi, escola localizada no município de Macapá – Amapá. Em busca de promover uma educação antirracista, foram planejadas diversas ações e propostas que possibilitou a observação, a escuta e ampliação da oralidade e da escrita das crianças a partir de uma temática tão necessária atualmente. As aprendizagens e vivências foram registradas e aqui serão relatadas. O projeto foi ampliado a partir da formação do Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI e de algumas expressões racistas que devem ser evitadas, com isso, foi possível dialogarmos em relação ao respeito à diferença, a representatividade, empatia, valorização de suas características pessoais, suas “escrevivências”, bem como a prática da linguagem oral e escrita.
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; OLIVEIRA, Zilma Ramos. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Em: Criança é cultura escrita. vol.3 – Brasília: MEC/SEB, 2016.
KRAMER, Sonia; BARBOSA, Sônia Néli Falcão. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Em: Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na educação infantil. vol.6 – Brasília: MEC/SEB, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Revista Letras Escreve

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
