EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA E O ENSINO DE BOTÂNICA PARA CLASSES MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO/AP

Auteurs

  • Elizete Calazans Moraes Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Débora Mate Mendes Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Mellissa Sousa Sobrinho Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mots-clés :

Docência. Ensino de Ciências. Programa Escola da Terra. Formação continuada.

Résumé

A pesquisa que embasou este artigo analisou a Prática Pedagógica no ensino de Botânica em escolas do campo de Ensino Fundamental I, em Mazagão, Amapá. A metodologia se caracterizou como qualitativa-exploratória, conduzida por meio de levantamento teórico relativo ao Programa Escola da Terra, realizado em Mazagão. Os resultados indicam que os professores atuam há mais de dez anos, trabalha com multisséries e tem dificuldade em lecionar botânica, por carência de material didático e formação acadêmica. Reconhecem a importância das aulas práticas, da utilização da natureza e do conhecimento dos alunos, embora não empreguem tais meios.

Publiée

2024-12-01