APROPRIAÇÃO DO CERRADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: Contribuições didáticas para a mediação do conhecimento

Autores

  • Vanilton Camilo de Souza Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Dayane Galdino Brito Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Katielly Santana Lúcio da Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Matheus Henrique de Assis Reis Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Silvana Alves Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de percurso didático voltada à mediação no ensino de Geografia na Educação Básica, tendo como ponto de partida a situação geográfica da apropriação do Cerrado. Para isso, realizou-se uma revisão teórica fundamentada nos conceitos de situação geográfica, região, paisagem, território e ambiente. Paralelamente, foram elaborados um sistema conceitual e um percurso didático alinhados à perspectiva teórica histórico-cultural. Acredita-se que a leitura geográfica do Cerrado, com foco nos processos de apropriação e transformações espaciais, constitui uma abordagem significativa para o ensino de Geografia, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento geográfico dos estudantes. Sob essa ótica, busca-se integrar o estudo do Cerrado à formação cidadã, promovendo relações de pertencimento e ações conscientes nas práticas espaciais dos alunos. Dessa forma, o trabalho destaca a relevância de abordar o processo de apropriação do Cerrado no ensino de Geografia como uma contribuição essencial à Educação Básica.

Publicado

29.09.2025