A dimensão pedagógica do vídeo concebida em aulas na Escola Estadual São Benedito, Macapá, AP

Autores

  • Edilene Fernandes Góes Escola São Benedito/AP
  • Ana Cristina de Paula Maués Soares Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palavras-chave:

Dimensão Pedagógica. Ensino. Aprendizagem. Vídeo. Forma ção Continuada. Atitudes Metodológicas.

Resumo

Este estudo objetivou compreender como vem sendo utilizada a dimensão Pedagógica do Vídeo na Escola São Benedito, Macapá – AP, pois o vídeo traz ao processo ensino e aprendizagem, um conjunto de atitudes metodológicas, que usadas pedagogicamente, favorecem a qualidade da educação de forma significativa, criativa e capaz de encantar e instigar os alunos a buscar mais conhecimento, desmistificando ter o audiovisual apenas o caráter de entretenimento. Teve como suporte investigativo uma abordagem qualitativa etnográfica, focada no processo educativo. Levantando dados a partir de técnicas de observação; entrevistas intensivas e aplicação de questionários. Destacou--se a formação continuada dos profissionais da escola e o interesse, como fatores para o sucesso do uso do vídeo pedagogicamente. Conclui-se, apresentando um estímulo maior em proporcionar mais conhecimento à pesquisadora e melhorar as atividades com vídeo dos professores, em prol de uma educação mais dinâmica e inovadora.

Publicado

01.12.2015