ROMA EM RIMAS: O CATOLICISMO MEDIEVAL REMANESCENTE NO CORDEL

Auteurs

Mots-clés :

Residualidade. Catolicismo. Medievo. Cordel.

Résumé

A Teoria da Residualidade nos ensina que uma época não se esgota: ela remanesce nos períodos que se seguem a ela, ainda que elementos dessa era que se perpetuam sejam atualizados, ganhando muitas vezes contornos bem diferentes, posto integrar-se a novas condicionantes sócio-históricas. Nesta comunicação, refletimos sobre essa ideia tendo como base de estudo a análise da remanescência de elementos caracterizadores do Catolicismo medievo em nossos dias. Essa análise se formula a partir da abordagem de cordéis nos quais se registram esses elementos do Catolicismo medieval, incluindo: a perpetuação das imagens de personagens (o Diabo, a Morte, os Santos, o Cristo martirizado, etc.) e lugares (o Céu, o Inferno, etc.) ligados à fé, a visão do presente como uma degradação do passado, o autoflagelo físico (através das promessas) como forma de obtenção de favores celestiais e até mesmo uma visão pejorativa em relação à mulher (misoginia).

Bibliographies de l'auteur

Stélio Torquato Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Seu estágio pós-doutoral, realizado na UFPB entre 2019 e 2010, tratou da História da Literatura de Cordel no Ceará. Desde 2009, é professor da Universidade Federal do Ceará, onde coordena o Grupo de Estudos Cordelista Arievaldo Viana (GECAV).

Arusha Kelly Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciências da Educação pelo Mestrado Internacional em Ciências da Educação Absoulute Christian University (Orlando-FLO, EUA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente, é graduanda no curso Letras Português-Francês, pela Universidade Federal do Ceará - UFC.. É professora no Curso de Pedagogia em EaD, pelo Centro Universitário Christus - Unichristus, em Língua Portuguesa, para Ensino Fundamental II, Ensino Médio, e Supletivo (Educação Para Jovens e Adultos - EJA), com foco preparativo para ENEM e concursos públicos.

Références

BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Abril, 1979.

CALASANS, José. Canudos na literatura de cordel. São Paulo: Ática, 1984.

CALDAS FILHO, Carlos Ribeiro. Religião na literatura de cordel: análise da religiosidade popular do Nordeste brasileiro. In. Revista de Cultura Teológica, v. 13, n. 52, jul/set 2005, p. 65-77.

CALVANI, Carlos Eduardo. Do barbante à rede: a literatura de cordel como fonte para a compreensão da religiosidade popular no Nordeste. In: NATÁRIO, Celeste et al. (Orgs.). Errâncias de um imaginário entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal. Porto:

Universidade do Porto/Faculdade de Letras, 2015, p. 30-54. Versão eletrônica integral do livro disponível em: https://www.up.pt/press/wpcontent/uploads/2020/03/errancias_de_um_imaginario_texto_integral.pdf. Acesso

em: 30 ago. 2023.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 9. ed. São Paulo: Global, 2001.

COBRA, Cristiane Moreira. Literatura popular e religiosidade: criatividade e hermenêutica em Patativa do Assaré. In. Revista Último Andar, n°. 15. São Paulo: PUC, dez 2006, p. 29-48.

CURRAN, Mark Joseph. História do Brasil em cordel. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2001.

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Publiée

2024-11-09

Comment citer

LIMA, Stélio Torquato; CARVALHO DE OLIVEIRA, Arusha Kelly. ROMA EM RIMAS: O CATOLICISMO MEDIEVAL REMANESCENTE NO CORDEL. Letras Escreve, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 106–124, 2024. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/letrasescreve/article/view/63. Acesso em: 4 déc. 2024.

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