QUANDO OS ORIXÁS CHAMAM: ENTREVISTA COM A ABIÃ FABIELLE CAVALCANTE SOBRE SUA VIVÊNCIA RELIGIOSA NO CANDOMBLÉ

Autores

Palavras-chave:

Candomblé, Racismo Religioso, Intolerância Religiosa

Resumo

Nesta entrevista, a abiã Fabielle Ferreira Cavalcante, do Ilê Asé Baba Alaremi, conta a trajetória até se encontrar no candomblé e devoção a seu Pai Omolú, Orixá que rege sua cabeça. A entrevista foi concedida para produção da monografia Axé e resistência: narrativas das comunidades de matriz africana sobre racismo e intolerância religiosa em Macapá, apresentada ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Na parte metodológica, aplicou-se a pesquisa de campo, com o uso da entrevista semiestruturada e roteiro parcialmente definido. 

 

Palavras-chave: Racismo Religioso; Intolerância Religiosa; Candomblé.

Biografia do Autor

Aline Paiva dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Estudos de Cultura e Política (PPCULT) pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Especialista em Estudos Culturais e Políticas Públicas (Unifap)

David Junior de Souza Silva, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor permanente do Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política (PPCULT) da Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Referências

A entrevista foi concedida para produção da monografia Axé e resistência: narrativas das comunidades de matriz africana sobre racismo e intolerância religiosa em Macapá, apresentada ao Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Downloads

Publicado

10-01-2026

Como Citar

Paiva dos Santos, A., & de Souza Silva, D. J. (2026). QUANDO OS ORIXÁS CHAMAM: ENTREVISTA COM A ABIÃ FABIELLE CAVALCANTE SOBRE SUA VIVÊNCIA RELIGIOSA NO CANDOMBLÉ. Revista Encanterias , 1(2). Recuperado de https://periodicos.unifap.br/revistaencanterias/article/view/911