POLÍTICAS DO FEITIÇO
APARIÇÃO COMO ARQUIVO DO SENSÍVEL
Palavras-chave:
Artes Visuais, Memória Cultural, Teoria crítica da arte, Decolonialidade, ApariçãoResumo
Este artigo tem como objetivo propor o conceito de aparição como uma tecnologia simbólica e sensível que atua como contrafeitiço aos regimes coloniais de visibilidade. Entendida não como representação, mas como presença insurgente, a aparição se manifesta como gesto de interrupção, como fabulação do sensível que escapa à gramática da norma. O trabalho parte de um referencial teórico que articula a colonialidade do ver (Mignolo), a memória subterrânea (Pollak) e a opacidade como ética (Glissant), integrando também reflexões de bell hooks sobre alteridade e desejo. O método consiste em uma abordagem crítica e ensaística, que entrelaça análise de práticas artísticas contemporâneas — como as de Rona Neves, Pitô, Mariana Maia, Castiel Vitorino e Aïda Muluneh — a uma escritura performativa de natureza poético-política. A pesquisa se ancora em práticas corporais, visualidades ritualísticas e modos de saber não hegemônicos, entendendo o corpo como arquivo e linguagem. Como conclusão, a aparição é apresentada como um gesto que rasura a lógica classificatória colonial, acionando memórias interditadas e saberes subterrâneos. Ela atua como força contra-hegemônica que convoca outras temporalidades, afetos e formas de existir. O artigo afirma o corpo como lugar de enunciação e reinvenção do mundo, onde o invisível atua e reencanta a cena sensível.
Referências
VITORINO, Castiel. Corpoflor. Fotografia digital. Arquivo de Intervet. Disponível em: https://castielvitorinobrasileiro.com/foto_corpoflor. Acesso em: 1 ago. 2025.
NEVES, Rona. Entrevista concedida a Liège Santos. Instituto Nise da Silveira, Rio de Janeiro, 14 de abr. 2025.
GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Rio de Janeiro: Editora 34, 2007.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2020.
MIGNOLO, Walter. Aesthesis decolonial y liberación: el reencantamiento del cuerpo. Calle 14: Revista de Investigación en el Campo del Arte, Bogotá, v. 4, n. 4, p. 10–25, 2009. ISSN 2011-3757. Disponível em: http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/c14. Acesso em: 1 ago. 2025.
MULUNEH, Aïda. The Wolf You Feed – Liberte / Freedom. 2019. Disponível em: https://davidkrutprojects.com/artworks/36101/the-wolf-you-feed-series-liberte-freedom. Acesso em: 1 ago. 2025.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
SANTOS, Liège. Outros modos de usar a boca. Anais do 34º Encontro da ANPAP. No prelo, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista EncanteriasPolítica de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.





