REPRESENTAÇÕES DO URBANO AMAZÔNICO NOS LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL-ANOS FINAIS

Autores/as

  • Thaysa Paula Souza da Silva Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Eliane Aparecida Cabral da Silva Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Daguinete Maria Chaves Brito Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Palabras clave:

Cidade. Amazônia. Conteúdo. Recurso didático. Sala de aula.

Resumen

O texto problematiza como a cidade e o espaço urbano amazônico são representados nos livros didáticos de geografia do Ensino Fundamental-anos finais. O livro didático é um importante recurso, pois apresenta conteúdos sistematizados. Porém, questiona-se a falta de representatividade regional referente a realidade Amazônica. O texto apresenta análises de duas coleções de Livros Didáticos de Geografia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2020-2023), usados em escolas de Macapá, no Amapá. Foi uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, análise de livros didáticos e documentos curriculares. O estudo revelou poucas representações de cidades e de urbano Amazônico.

Publicado

2024-12-01