Educação ambiental como campo de disputas: a necessária discussão epistemológica

Autores

  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Lucas André Teixeira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Marcela de Moraes Agudo Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

PNEA. Epistemologia. Políticas públicas. Educação ambiental. Materialismo histórico dialético.

Resumo

Este estudo compreende que, historicamente, constitui-se um campo de disputas na educação ambiental no Brasil não evidente nos discursos o ficiais e nas práticas educativas na escola pública. Este cenário permite que, em diversos momentos, a incorporação de linguagens e discursos minimizem o entendimento radical dos problemas socioambientais. Neste sentido, este estudo aponta a necessária fundamentação epistemológica para que sejam elaboradas ferramentas para transformar as relações sociais contemporâneas. Assim, a educação ambiental crítica, com base no materialismo histórico dialético, possibilita um embasamento aprofundado, proporcionando o desvelamento da realidade concreta e suas contradições.

Publicado

01.12.2015